A Microsoft prepara-se para anunciar suporte ao formato ODF – Open Document Format. Desde 2005 que a empresa vem mantendo uma acesa disputa com a comunidade open source às custas do tema, polémica que começou quando a empresa de software preferiu coordenar o desenvolvimento de um segundo formato para os documentos estruturados, ao invés de adoptar o ODF, já reconhecido como norma pela ISO.
O Open XML dá suporte ao Office 2007 e é também hoje um formato reconhecido pelo organismo de normalização ISSO, num processo em que a comunidade open source e empresas como a IBM ou Sun, utilizadoras do ODF, teceram fortes criticas à Microsoft e acusações de estar com isso a dificultar o desenvolvimento do mercado.
A batalha foi finalmente vencida no início de Abril, altura em que a ISO reconheceu o OXML como norma e a Microsoft voltou a afirmar que o OOXML era uma forma de contribuir para o desenvolvimento do mercado, criando alternativas.
Várias publicações da rede IDG garantem agora que no final do dia a Microsoft vai anunciar oficialmente que na próxima actualização à suite de produtividade Office, prevista para a primeira metade do próximo ano através do Service Pack 2, vai passar a existir suporte para ODF.
No anúncio, a Microsoft dará outras novidades, como o suporte para documentos em PDF, formato com o qual até agora a Microsoft competia através do XPS. As versões em questão são a 1.5 e PDF/A, para o caso do PDF e v1.1, no caso do ODF.