A Microsoft anunciou há algum tempo que irá disponibilizar o Microsoft Office 2010 Starter, uma suite básica para equipar os computadores com Windows. Não se sabe ainda o que fazerá parte deste pacote de produtividade, mas sabe-se que será gratuito.
Mas numa empresa que visa o lucro, oferecer um produto como é o Office, tem custos avultados. Sabemos que a ameaça das outras suites de produção que existem no mercado, mais concretamente o Open Office, forçam a Microsoft a adoptar estratégias de marketing mais ofensivas e nessa área temos visto alguns produtos a nascer para cativar os utilizadores que não pretendem comprar estas ferramentas.
Por exemplo, o Microsoft Office Live Workspace, que já falamos no Peopleware. É mais um projecto para prestar serviços gratuitos onde os outros concorrentes já o fazem.
Falamos também que o novo Office 2010 iria oferecer gratuitamente Word, Excel e PowerPoint, embora em versões limitadas, passiveis de expansão atravessar da compra de cartões de utilização.
Agora a Microsoft vem a público, através do blog da equipa de desenvolvimento do Office reforçar a vontade de oferecer um pack de produtividade gratuito, o tal Microsoft Office 2010 Starter, que oferecerá o MS Word e o MS Excel gratuito mas com publicidade. Anúncios publicitários serão uma forma de patrocinar a oferta deste pacote aos utilizadores.
Então teremos os pack normais, profissionais do Office 2010, teremos os packs de estudantes do Office 2010, teremos o pack Microsoft Office Live Workspace e teremos o Microsoft Office 2010 Starter. Ainda não há grandes pormenores sobre a forma de aparecerem esses anúncios mas é uma ideia já avançada.