Pplware

Obtenha formação gratuitamente na Internet

Se o saber não ocupa lugar, numa altura em que estudar é um luxo, existem oportunidades que se podem agarrar para aumentar conhecimentos e desenvolver capacidades.

Aprender com professores de grandes Universidades, como Harvard ou MIT, é hoje possível com os inúmeros cursos gratuitos online que disponibilizam.

O acesso a cursos online tem sido recebido, um pouco por todo o mundo, com grande entusiasmo com milhares de estudantes já inscritos, só no último ano. Este tipo de cursos é direccionado para quem já tem uma determinada formação base e que pretende desenvolver um qualquer tema. Muitas empresas aproveitam estas oportunidades oferecidas por grandes Universidades para melhorarem as capacidades dos seus colaboradores. Um grupo importante da população que poderá aproveitar este tipo de cursos é os desempregados, que sem gastarem dinheiro poderão adquirir mais competências a fim de melhorar o seu currículo.

Por norma, as aulas são dadas através de vídeos em inglês, sendo que em alguns casos há possibilidade de colocar legendas. Além dos vídeos, existem fóruns de discussão, que permitem aos estudantes debater e esclarecer dúvidas relativas a cada matéria, e alguns ainda disponibilizam bibliografia gratuita. A duração é variável, de 4 a 12 semanas e, no final, algumas plataformas dão a possibilidade de fazer exame final e receber certificado de conclusão.

As universidades americanas são as grandes pioneiras deste conceito de ensino, entre elas encontram-se a Universidade de Harvard, o MIT e a Universidade de Stanford. Contudo, dada a crescente procura e revelado sucesso, já são várias as escolas a investir nos cursos online abertos em escala elevada (MOOCs – massive open online courses).

De entre as muitas plataformas de cursos online, foram seleccionadas algumas para lhe dar a conhecer um pouco deste mercado de ensino em franca expansão.

 

Coursera

A Coursera foi talvez a primeira grande plataforma de ensino online gratuito. Criada por estudantes da universidade de Stanford, conta actualmente com quase 5 milhões de alunos inscritos pelos 447 cursos desenvolvidos por 87 parceiros.

Os cursos abrangem uma vasta área de ensino como as artes, economia, engenharia, matemática, nutrição e muito mais. Para cada curso existe a possibilidade de ver qual a universidade e os professores que o leccionam, uma descrição programática, a duração e a data de início do mesmo.


Homepage: Coursera

 

edX

Tal como a Coursera, a edX disponibiliza um grande número de cursos gratuitos pelas mais conceituadas universidades do mundo. No final de cada curso, que pode ser feito ao ritmo e à hora de cada estudante, a edX oferece a possibilidade de adquirir um certificado de conclusão, mediante a aprovação num exame final. A interacção entre estudantes é também um dos objectivos a que a edX se propõe através da utilização de fóruns de discussão.


Homepage: edX

 

MIT OpenCourseWare

Com mais de 100 mil utilizadores, a OCW oferece mais de 2000 cursos nas áreas de gestão, engenharia, ciências naturais, matemática e línguas. Com esta oferta pretende-se que os professores possam melhorar os programas curriculares, a fim de tornar as escolas mais eficazes, propiciar aos alunos recursos adicionais e à comunidade em geral uma ferramenta de enriquecimento pessoal. O material publicado é na sua maioria conteúdo dos cursos do MIT.


Homepage: MIT OpenCourseWare

 

Open Yale Courses

A Universidade de Yale também investe nesta área e como tal desenvolveu uma plataforma (Open Yale Courses) que disponibiliza, além de palestras, material dos cursos universitários. Abrange áreas diversas como as humanidades, ciências sociais, física e biologia. Os vários cursos são direccionados a professores, estudantes universitários e de secundário. Contudo, a aprendizagem neste site não confere nenhum certificado ao estudante.


Homepage: Open Yale Courses

 

Udacity

Com a missão de proporcionar a todos uma educação e formação de nível superior, a Udacity oferece vários cursos, principalmente na área de informática, desenvolvidos por professores de várias universidades Americanas.

Os cursos têm diferentes graus de ensino, principiante, intermédio e avançado. No grau de principiante podem encontrar-se cursos como introdução à informática, estatística, introdução à física, entre muitos outros temas ligados às ciências.


Homepage: Udacity

 

FutureLearn

As evidentes provas de sucesso dos cursos online e gratuitos levaram à criação da FutureLearn, no Reino Unido, com a colaboração das mais prestigiadas universidades do país e internacionais, assim como de instituições com vasto património de material cultural e educacional, incluindo a British Council, a Biblioteca Britânica e o Museu Britânico.

A FutureLearn está em fase beta com os cursos sujeitos a alterações com base no feedback e novas ideias dos alunos, com o objectivo de atingir um serviço de elevada qualidade com base nas necessidades dos utilizadores.


Homepage: FutureLearn

 


Muitas das universidades que colaboram com estas plataformas de ensino disponibilizam ainda diverso material educativo, como vídeos, textos e ficheiros áudio, de forma gratuita, sobre as mais variadas áreas de estudo.

Exit mobile version