Quando pensamos num dos produtos do futuro falamos certamente nas impressoras 3D. Um dia poderemos criar o que necessitarmos com “apenas” o poder de uma impressão. Hoje as impressoras 3D estão melhores e mais acessíveis que nunca.
Uma empresa quis marcar a diferença pelo design, capacidades e preço. A Kodama apresentou recentemente, numa campanha Kickstarter, uma impressora 3D abaixo dos 99 dólares.
Um dos fatores que tem impedido o disseminar da impressão 3D é sem dúvida o preço. As mais baratas ainda são caras e as mais caras são ainda para serviços que não estão ao alcance das massas. Há, contudo, empresas a tentar virar este segmento de pernas para o ar.
No filme da campanha da Kickstarter, a empresa retrata uma história de uma designer de joias, Jenny Wu, que cria joias únicas através da Realidade Virtual e exporta os ficheiros para impressão na nova impressora Obsidian 3D.
Construímos uma impressora 3D acessível e de alta qualidade que se concentra na experiência do utilizador e que torna a impressão em 3D fácil e acessível para todos, desde estudantes até profissionais de design, num design agradável.
Michael Husmann, fundador e CEO de Kodama.
Com esta máquina consegue imprimir em Nylon, ABS, PETG, entre outras. Também conseguiram, em teste, imprimir em policarbonato e fibra de carbono, no entanto ainda não está disponível para o público em geral.
A qualidade da Obsidian é grande e tudo graças à sua cabeça extrusora sob medida. Um conjunto de ventiladores duplos permite um controlo de temperatura eficiente no bloco de aquecimento e no modelo. Com o seu desenho é ainda extremamente fácil trocar os bicos de extrusão com apenas um parafuso.
Poderemos estar perante o salto tecnológico que o mercado da impressão 3D tanto ambicionava, isto é, ter equipamentos que pudessem estar ao alcance de qualquer carteira. Certamente este será um produto que fará furor nos próximos tempos.