Quem quiser instalar o sistema operativo na língua de Camões, ou fazer o upgrade de versões anteriores, terá de esperar até Março, altura em que chegará às lojas o Vista português em edição de retalho. “Estamos a trabalhar para na altura do lançamento ter máquinas no mercado português com o sistema operativo nas duas línguas, para servir os interesses, gostos e necessidades dos utilizadores”, garantiu Luís Curro.
Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal, admite que a empresa pode ser a primeira a ter máquinas nas lojas com a versão do Vista em português, já que a fabricante atrasou a habitual renovação de portáteis do início do ano para ter equipamentos com o sistema operativo em língua lusa.
Uma ideia confirmada por Luís Curro, que afirma ser a Toshiba a primeira fabricante internacional a chegar ao mercado com notebooks com Vista em português, embora não esquecendo que “poderá haver fabricantes nacionais que disponibilizem essas versões um pouco antes dos internacionais, porque como são mais pequenos e flexíveis podem conseguir fazer o processo mais rapidamente”, adianta. Porém Luís Curro sublinha que “não é expectável grandes diferenças nos timings”
Dual boot para profissionais
Jorge Borges avançou ao TeK que em Fevereiro o Tecra A8 vai trazer a possibilidade de dual boot, em inglês e português, permitindo aos utilizadores a opção entre as duas linguagens no sistema operativo.
Até agora os modelos profissionais da Toshiba traziam sempre sistema operativo em inglês, ao contrário de alguns modelos Tecra onde era possível optar pela língua portuguesa. De futuro o objectivo da Toshiba é que toda a linha profissional venha a ter dual boot nas duas linguagens. Fora da gama profissional a linha de portáteis Satellite da Toshiba tem o sistema operativo em português.