Apesar de este não ser um assunto novo, a relação entre a utilização dos telemóveis e o risco de cancro tem sido tema em destaque nos últimos dias.
Há cerca de quatro semanas a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que a utilização do telemóvel pode aumentar o risco de alguns tipos de cancro no cérebro. A OMS classificou o telemóvel como categoria 2B (categoria onde se encontra o níquel, clorofórmio, o fumo de combustíveis, chumbo, entre outros).
A posição tomada pela OMS surge depois do anuncio dos resultados dos estudos epidemiológicos que 31 cientistas de 14 países distintos levaram a cabo. Os estudos foram realizados com base nos hábitos de 350 mil pessoas e apesar de ainda não existirem conclusões concretas, é importante mudar alguns dos nossos hábitos! Nesse sentido, deixamos aqui alguns conselhos que foram partilhados por investigadores e médicos e que temos vindo a recolher ao longo dos últimos dias.
Alguns conselhos para utilização do telemóvel
- Se possível, usar sempre auricular de forma a manter o equipamento afastado da cabeça;
- Se o telemóvel tiver pouca rede, evite realizar/receber chamadas;
- Tente estar pouco tempo ao telefone;
- Mantenha o telefone afastado da cabeça até ao primeiro sinal de chamada (é nesse momento, que a radiação é maior);
- Não utilize o telemóvel quando este estiver a carregar a bateria;
Depois de mais um alerta relativamente à utilização do telemóvel e problemas que podem advir, é agora que vai mudar os seus hábitos e passar a usar o telemóvel de forma “controlada”?
Quais os vossos cuidados na utilização do telemóvel?
Quais os vossos cuidados na utilização do telemóvel?