O Spotify é actualmente um dos maiores e mais usados serviços de streaming de música da Internet. Com o modelo de negócio que implementou, com o acesso gratuito e assente em publicidade, tem cativado muitos milhares de utilizadores.
Mas o Spotify quer crescer e por isso preparou um conjunto de novidades que vão muito em breve chegar a todos os que fazem deste serviço a sua fonte diária de música.
Foi durante o evento do Spotify, que decorreu ontem, que todas as novidades que este serviço vai ter foram apresentadas. Algumas dessas novas funcionalidades vinham já a ser faladas há algum tempo, mas a que mais chamou à atenção foi a chegada ao Spotify dos vídeos.
Esta novidade vai conseguir dar aos utilizadores deste serviço novas funcionalidades e novos conteúdos. Não vão ser vídeos musicais mas sim notícias e outro tipo de informação generalista, para os momentos em que os utilizadores querem mais do que música.
Mas o Spotify não se vai basear apenas no vídeo, tendo também uma nova forte componente áudio, já longe da música e dedicada apenas ao entretenimento.
O Spotify entende a necessidade desta melhoria como uma forma para diversificar ainda mais o que oferece aos seus utilizadores, cativando-os mais e conseguindo que estejam ainda mais tempo ligados a si.
As fontes destes novos conteúdos vão ser escolhidas pelo Spotify e mesmo os próprios conteúdos vão ser seleccionados pelo serviço. Mas como o Spotify quer primar pela diferença, vai também ele criar conteúdos originais e difundi-los na sua rede, dando aos utilizadores novos e melhores materiais.
Mas para além destes novos conteúdos, o Spotify tem estado também dedicado a melhorar as suas aplicações e a dotá-las de novas funções, sempre associadas à forma como emite a música.
Uma novidade que vai chegar muito em breve à versão para iOS é a capacidade desta adaptar o ritmo da música ao ritmo com que os utilizadores praticam exercício físico. Sempre que este for aumentado ou diminuído, o ritmo da música fará o mesmo, adaptando-se ao utilizador.
A própria página de abertura do Spotify, onde é proposto ao utilizador músicas e artistas, também vai mudar. Vai ajustar-se ao período do dia e também aos gostos dos utilizadores, aprendendo com estes e reconhecendo o que realmente gostam.
Todas estas novidades estão prontas e vão ser introduzidas gradualmente nos vários mercados onde o Spotify está presente. Algumas vão chegar já dentro de dias e outras mais tarde, com o seu amadurecer.
Este é um passo importante para o Spotify, que consegue assim diversificar a sua oferta e garantir aos seus utilizadores novas e interessantes funcionalidades.
Para a concorrência, mesmo a que ainda não chegou ao mercado, fica mais difícil conseguir competir com o serviço que muito utilizadores elegeram como o seu preferido para ouvir música.