Cada vez mais começam a surgir formas alternativas de usar uma das maiores inovações que a Apple colocou no marcado. O Siri, que inicialmente se limitava a ser um assistente pessoal virtual do iPhone 4S, deixou essas funções mais básicas e hoje faz muito mais do que aquilo que foi a sua função inicial.
Naturalmente que estas novas funções extravasam aquilo que a Apple criou e temos de recorrer a alterações e a software de terceiros para que o Siri assuma essas funções. No entanto, independente da forma como lhe acedemos, o Siri começa a ganhar nova vida.
De inicio foi a corrida para colocar o Siri a correr fora do iPhone 4S. Foi mais do que provado que pode correr em quase qualquer equipamento móvel da Apple e sem quaisquer limitação de hardware. Apenas necessita de um ID único para que a Apple o identifique como um iPhone 4S, sendo este o único entrave para a massificação, não oficial, do Siri nos equipamentos Apple.
Depois de provado que o hardware não é um problema, os investigadores trataram de estudar a fundo a forma como o Siri comunica com os servidores da Apple. Mais uma vez foram feitos progressos e o protocolo de comunicação do Siri foi entendido e compreendido.
Esta descoberta abriu as portas à utilização do Siri para controlar outros dispositivos e equipamentos. Foi isso que foi feito e o Siri passou a conseguir controlar um termóstato sem fios. Tudo isto foi possível graças à criação de um proxy que se coloca entre o Siri e os servidores da Apple e interpreta os comandos que são enviados.
Mais uma vez estavam dados passos que passaram a permitir que o Siri pudesse controlar qualquer equipamento. Basta que para isso construam um módulo que interprete os vossos comandos e que os envie da forma correcta para o equipamento pretendido.
Carro
Foi precisamente isto que um programador fez. Aproveitou o código disponibilizado e que serve para dar vida ao proxy do Siri e desenvolveu um módulo que permite dar comandos ao seu carro.
Este módulo interage com um script de PHP que estava já desenvolvido por este programador há alguns meses e que envia comandos para o seu carro, através de um módulo específico.
Actualmente os comandos que o Siri pode enviar para o carro permite-lhe abri-lo, fechá-lo, abrir a mala, iniciar e para o carro.
Vejam no vídeo abaixo o Siri a colocar o carro em funcionamento.
The “Siri Proxy” plugin I wrote handles interaction with a php script that runs on my web server. The php script, which I developed months ago for personal use, allows me to send commands to my car which has a Viper SmartStart module installed.
Current commands accepted are: “Vehicle Arm”, “Vehicle Disarm”, “Vehicle Start”, “Vehicle Stop”, “Vehicle Pop Trunk”, and “Vehicle Panic”
O video que temos abaixo mostra o Siri a trancar o carro deste programador.
Aplicações
Depois de ter sido conquistado o hardware, e de ter sido provado o seu valor como um controlo remoto com muitas mais funções, o Siri foi a ser explorado para o controlo de software. Usando o mesmo proxy que foi inicialmente criado para controlar o termóstato, foi criado um módulo que consegue controlar uma aplicação, o FastPdfKit Reader.
A forma de controlar a aplicação é em tudo similar ao que tem sido desenvolvido para o controlo do hardware. Mais uma vez foi criado um módulo que é colocado entre o Siri e os servidores da Apple e que interpreta comandos específicos.
In few words: a proxy server (SiriProxy) intercepts the siri commands sent to Apple (we are in the middle), a plugin add some new commands to the list of accepted ones by Siri, takes the answers and open a tunnel with a chat server. The chat server sends immediately the command to the iOS app that is logged as user. The application listen for messages and if receives something parses the content and react accordingly.
Vejam no vídeo abaixo a forma simples com que o FastPdfKit Reader é controlado através do Siri.
Estes são exemplos que complementam o muito que já foi mostrado como potencialidades do Siri. Actualmente é um dos maiores trunfos da Apple e tem ainda muito para ser explorado e apresentado.
O futuro provará que o Siri é uma das maiores revoluções e que será muito mais do que um simples assistente pessoal. Tem ainda muito espaço de crescimento e estas pequenas conquistas são a prova disso.
Artigos relacionados: