O pequeno Raspberry Pi tem sido um caso de sucesso de vendas em todo o mundo. Com a distribuição Pipplware, basicamente o utilizador só tem de o ligar à energia, rede e TV e está tudo pronto a funcionar.
No entanto é sempre importante que o utilizador proceda a algumas configurações de forma a que este não seja um “buraco de entrada” na rede de sua casa . Hoje deixamos algumas simples dicas para proteger o seu Raspberry Pi. Já tem um Pack Pipplware (saiba mais aqui).
Mudar password por omissão
Muitos são os utilizadores que compram um Raspberry Pi e nem sequer mudam a password por omissão. Para o fazer, basta que aceda ao terminal do equipamento e execute o comando:
sudo raspi-config
Em seguida basta escolher a opção “Change User Password” e seguir os passos.
Criar novo utilizador
O utilizador “pi” é amplamente conhecido. Nesse sentido é importante que se crie outro super-utilizador.
Para isso basta que use o comando useradd e indique qual o nome do novo utilizador (neste caso escolhemos pplware. O parâmetro “-m” indica que deve também ser criada a homedirectory).
sudo useradd -m pplware -G sudo
..em seguida definimos uma password para o utilizador criado anteriormente:
sudo passwd pplware
sudo deluser -remove-home pi
Firewall
Além da mudança de password e criação de um novo super-utilizador, o Raspberry Pi pode também ter instalada uma firewall. São várias as soluções que podem existem mas uma das mais simples é o fwbuilder.
Para instalar o fwbuilder basta correr os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install fwbuilder
Depois através da interface gráfica podem-se criar facilmente as regras necessárias para o nosso cenário.
Estas são três dicas simples que pode e deve implementar rapidamente no seu Raspberry Pi. Como prioridade máxima deve começar por alterar a password do seu mini PC, caso ainda utilize a por omissão, e depois verificar se se justifica ter uma firewall instalada e também criar um outro super utilizador.
Outras sugestões para garantir a máxima segurança do Raspberry Pi ?