Pplware

O que traz de novo o iOS 6

A keynote que foi ontem apresentada trouxe muitas novidades para o mundo da Apple e dos seus dispositivos, quer sejam os iDevices ou os MacBook. Uma das novidades que poucos esperavam e que acabou por ser apresentada foi a apresentação do iOS 6. Este novo sistema operativo para o iPhone e iPad vai trazer algumas novidades que eram esperadas, mas como sempre, traz algumas que são verdadeiras surpresas para todos os que usam este sistema operativo.

Apesar de ainda não estar disponível para ser instalado, o iOS 6 está já apresentado e as suas novidades são conhecidas.

O iOS 6 apenas estará disponível para todos no Outono deste ano e nessa altura vamos ter acesso a todas as novidades agora apresentadas.

Para já apenas foi disponibilizada a versão beta e que permite aos programadores alterarem ou criarem as suas aplicações. É ainda possível testar e detectar problemas com esta versão antes que ela seja disponibilizada ao público.

Segundo afirmou Scott Forstall, senior vice president of iOS Software da Apple, o iOS6 pretendem continuar o desenvolvimento que a versão anterior iniciou. As novas funcionalidades são a prova disso mesmos e da vontade da Apple em tornar este o melhor sistema operativo móvel do mercado.

O iOS 6 dá continuidade ao ritmo rápido de inovação que está a ajudar a Apple a reinventar o telefone e a criar a categoria iPad, oferecendo a melhor experiência de mobilidade em qualquer dispositivo.

Estamos ansiosos por centenas de milhões de utilizadores do iOS experimentarem as incríveis novas funcionalidades do iOS 6, incluindo a nova aplicação Maps, o suporte expandido do Siri, maior integração com o Facebook, Shared Photo Streams e a inovadora nova aplicação Passbook.

As suas novas funcionalidades base estão apresentadas e, conforme foi anunciado hoje, o iOS 6 apenas será suportado pelos seguintes equipamentos:

Vejamos agora cada uma das novidades apresentadas com maior detalhe e pormenor.

Mapas

O iOS 6 inclui uma aplicação Maps completamente redesenhada com elementos baseados em vector que fazem com que o texto e os gráficos sejam suaves, e a navegação e o zoom incrivelmente fluida.

A nova navegação curva-a-curva guia-o até ao seu destino com direcções faladas, e a incrível funcionalidade Flyover oferece visualizações interativas 3D em foto.

A informação do trânsito em tempo real mantém o utilizador informado sobre quanto tempo levará para chegar ao seu destino e oferece-lhe caminhos alternativos que poupam tempo se as condições do trânsito mudarem significativamente.

Adicionalmente, as procuras locais incluem informação de mais de 100 milhões de empresas com cartões de informação que oferecem avaliações Yelp, críticas, campanhas disponíveis e fotos.

SIRI

O Siri, agora disponível para o novo iPad, assim como para o iPhone 4S, inclui suporte para Inglês, Francês, Alemão e Japonês, e adiciona suporte para Espanhol, Italiano, Coreano, Mandarim e Cantonês.

O Siri está optimizado para ser utilizado em 15 países e ajuda-o a fazer ainda mais coisas com a sua voz, quer seja saber os últimos resultados desportivos ou reservar um restaurante. Também pode pedir ao Siri para actualizar o seu estado no Facebook, fazer um post no Twitter ou abrir uma aplicação.

Adicionalmente, o Siri leva a funcionalidade maõs-livres um passo mais à frente com o novo modo Eyes Free, permitindo que interaja com o seu iPhone usando apenas a sua voz.

Facebook

Depois da integração do Twitter no iOS, chegou agora a vez do mesmo acontecer com o Facebook. Mas para além de o integrarem com o iOS, passaram a torná-lo uma parte integrante deste, podendo adicionarmos eventos e contactos directamente do Facebook.

A integração com o Facebook é a melhor de sempre num dispositivo móvel, permitindo-lhe fazer o sign in uma única vez e fazer o post directamente no Notification Center, Siri e aplicações com capacidades Facebook, incluindo Photos, Safari e Maps.

A informação dos seus amigos do Facebook mantém-se actual em todos os seus dispositivos iOS, atualizando automaticamente detalhes nos Contacts quando mudam, e agendando eventos e aniversários no Calendar.

Pode também fazer o “Like” de conteúdos diretamente a partir da App Store e do iTunes e ver o que os seus amigos recomendam.

Partilha de fotos

Com mais de 125 milhões de utilizadores a usufruir do iCloud, o iOS 6 apresenta novas formas de partilhar fotos com amigos e família usando o Shared Photo Streams.

Tem apenas de escolher as fotos que quer partilhar, escolher que amigos quer que recebam o álbum, e o álbum Shared Photo Stream fica automaticamente disponível nos seus dispositivos iOS, iPhoto e Aperture nos Mac, via web ou através da Apple TV. Você e a sua família podem deixar comentários ou fazer “Like” de qualquer foto num álbum partilhado.

Passbook

A nova aplicação Passbook é a forma mais simples para ter todos os seus bilhetes num único local, como bilhetes de avião ou para o futebol.

O Passbook deixa fazer o scan do seu iPhone ou iPod touch para usar um cupão, entrar num concerto ou fazer o check-in num hotel.

O Passbook mostra automaticamente o seu passe no ecrã de bloqueio baseado numa hora e localização específica, por isso, quando entrar no seu café favorito, aparece o seu cartão da casa e pode usá-lo para comprar um café ou ver a sua conta corrente.

O Passbook pode até alertá-lo para mudanças de ultima hora nas portas de embarque ou atrasos de voo no aeroporto.

FaceTime

Uma das funcionalidade que mais vinha sendo pedidas pelos utilizadores do iOS era a possibilidade de efectuarem chamadas FaceTime, até agora limitadas às redes sem fios, através das redes 3G.

Pois esse suporte chegou e o iOS6 vai passar a permitir que efectuem chamadas FaceTime através de redes móveis.

Telefone

A Apple adicionou ao iOS algumas funções novas associadas à recepção de chamadas. A primeira permite que possam recusar chamadas, respondendo com uma mensagem rápida. Podem também definir um lembrete para voltar a ligar a essas chamadas.

Por fim, se pretenderem podem usar e nova função Do Not Disturb e assim garantirem que não são incomodados durante o periodo que definirem. Esta função impede que recebam telefonemas, sms’s, alertas de aplicações ou outros tipos de mensagens.

Email

Na função de email passam a ter a capacidade de configurar uma VIP Mailbox, fazendo com que seja mais fácil a visualização rápida de mensagens de pessoas importantes que designa como VIPs;

Safari

Também o Safari para o iOS foi alvo de melhorias no Safari. Passam a poder abrir separadores que recebam do iCloud, o que vos vai permitir retomar as navegações que estavam a fazer noutros Safari.

Vai estar também disponível o acesso a listas de leitura offline, a capacidade de fazer uploads de fotos e visualizações em ecrã completo;

Acessibilidade

Potenciando a entrega da Apple para com o fornecimento de soluções inovadoras para a educação e acessibilidade, o iOS 6 apresenta o Guided Access.

Esta nova funcionalidade permite que um pai, professor ou administrador desative botões de hardware de forma a bloquear um dispositivo iOS numa única aplicação, o que é especialmente útil em períodos de teste ou para ajudar alguém com uma deficiência a manter-se focado na aprendizagem.

O Guided Access também inclui a capacidade de confinar a inserção por toque a certas áreas do ecrã.

O iOS6 vai estar disponível no próximo Outono, sem uma data determinada para já. Até lá vai estar em testes e disponível para os programadores através do iOS Developer Program.


Homepage: iOS 6

Exit mobile version