O dia de hoje foi centrado na apresentação do Windows 8.1, mas muito mais saiu da BUILD para além do novo sistema operativo.
Uma dessas novidades foi o também esperado Internet Explorer 11, que para já está disponível apenas para os utilizadores da nova versão do Windows 8.
Este novo browser continua os desenvolvimentos que estão a ser seguidos e mostra que a Microsoft está a entrar num ritmo muito interessante na apresentação de novas funcionalidades e na implementação dos standards da Internet.
É indiscutível a aproximação do IE11 à nova imagem do Windows. Já o tinham feito na versão anterior e agora nota-se ainda mais, conseguindo fazer uso de algumas das novas funcionalidades do Windows 8.1.
Porque o Windows 8 e a versão 8.1 estão cada vez mais virados para dispositivos preparados para o toque, a nova versão do IE seguiu o mesmo caminho. Para além das sempre desejadas melhorias a nível de performance, houve ainda muito trabalho feito na melhoria do suporte para que o IE possa ser usado com o toque.
Outra novidade que saltará à vista é a possibilidade de podermos colocar lado a lado duas janelas do IE e assim fazer uma navegação de forma comparativa. Basta arrastarem um separador para fora do IE para que ele se torne uma nova instância do browser.
E as melhorias levaram a que cada instancia consiga agora suportar até 100 separadores. Isto significa que, com as duas instancias permitidas, o IE consegue suportar até 200 separadores.
Esta situação leva a que por norma os recursos de uma máquina sejam consumidos na sua totalidade, mas a Microsoft conseguiu que nesta nova versão os separadores que não estão a uso tenham os seus consumos de recursos reduzidos ao mínimo e assim as máquinas continuem a responder de forma normal.
Com esta melhoria consegue-se para além da melhoria dos consumos de recursos um aumento da vida útil da bateria dos equipamentos portáteis.
Também seguindo a linha do que outros browsers têm vindo a disponibilizar, o IE tem a capacidade de sincronizar os dados dos utilizadores, desde as passwords até aos separadores abertos.
Esta funcionalidade recorre ao SkyDrive e assim permite que em qualquer máquina com o Windows a que tenhamos acesso poderemos continuar a nossa utilização deste browser.
A integração do IE com a ModernUI foi aumentada passando agora a ser possível ter Live Tiles de páginas web, para que estejamos sempre actualizados na informação que necessitamos.
A somar a todas estas novidades, a Microsoft continuou o desenvolvimento do seu browser para que suporte os mais recentes avanços que foram feitos nas tecnologias web.
O IE está mais maduro e mais integrado com o Windows, sendo já uma parte integrante e imprescindível deste sistema operativo.
Apesar de estar para já limitado ao Windows 8.1, fontes dão como certa a sua disponibilização para o Windows 7, sem toda a integração que está feita com o Windows 8.