Apesar de ter muitos e bons serviços, a Google tem alguns que merecem alguma atenção especial pela sua qualidade e pelo que oferecem aos utilizadores. Desde que há 10 anos a Google apresentou o seu serviço Maps que muita coisa mudou para todos nos.
Sempre em constante desenvolvimento, este serviço tem passado por mudanças que sempre foram para melhor. Tem conseguido passar de um simples serviço de mapas para uma experiência imersiva e completamente envolvente.
Pois o Maps está prestes a crescer mais um pouco e a Google apresentou agora ao público todas essas novidades.
Todas as novidades relativas ao Google Maps foram ontem apresentadas numa conferência e onde foram destacados vários pormenores do que este serviço já representa para todos o que o usam, bem como todas as novidades que foi trazendo ao longo dos anos. Naturalmente que houve novidades, muitas delas do agrado da maioria dos utilizadores, mas todas elas criadas com o intuito de melhorar ainda mais este serviço da Google.
Podem ver esta conferencia na integra no vídeo abaixo, mas aconselhamo a lerem as novidades antes de o verem.
As novidades que foram apresentadas estão centradas na facilidade de utilização e na forma como a Google serve e alimenta este seu serviços.
Abrangência
A disponibilização do Street View veio trazer uma perspectiva única para os mapas da Google. Nenhum outro serviço tem disponível um nível de integração como este oferece. Conseguimos visualizar os locais pretendidos como se estivéssemos efectivamente nos locais onde estes se encontram.
Mas não são apenas os carros da Google que recolhem estas imagens. Depois destes foram criados os triciclos, as motos de neve e os trolleys, para recolher imagens de locais onde os carros não chegam.
Mas como ainda existem locais onde até estes últimos não conseguem chegar, a Google criou o Trekker, que concentra numa única mochila toda a capacidade que os outros dispositivos têm e permite que apenas uma pessoa o transporte e opere.
A Google já está a usar o Trekker e em breve disponibilizará imagens recolhidas. Vão assim ser recolhidas imagens de locais até agora inacessíveis.
Precisão
A precisão dos mapas que nos são oferecidos é de vital importância para a Google e por isso disponibilizam o Map Maker, uma ferramenta que permite aos utilizadores do Google Maps corrigirem erros nos mapas ou adicionar novas ruas e elementos.
O Map Maker foi agora disponibilizado em 10 novos países (Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega e Suíça).
Facilidade de utilização
Este é talvez a novidade que mais vai interessar a todos os que usam o Google Maps nos seus dispositivos móveis. O Google Maps para Android passa a estar disponível em modo offline, o que garante que não necessitem de estar constantemente a descarregar os mapas para os vossos dispositivos.
Esta novidade será disponibilizada nas próximas semanas e significa que numa próxima vez que esteja no metro, ou que não tenha ligação à internet pode continuar a utilizar os nossos mapas.
A próxima dimensão
Porque os próprios mapas evoluem com a disponibilização de novas tecnologias, também o Google Maps assim o faz. A somar a todas as novidades que foram apresentadas ao longo dos anos, é agora apresentada a introdução de modelos de áreas metropolitanas inteiras em 3D ao Google Earth para dispositivos móveis.
Se até agora tínhamos apenas modelos 3D de edifícios nos mapas, passamos a poder ver modelos 3D de cidades completas.
Isto é possível graças à combinação das novas técnicas de renderização de imagens e outras que permitem criar automaticamente cidades em 3D, completas com prédios, terrenos, e paisagens. Até ao final do ano a Google pretende ter uma cobertura em 3D em áreas metropolitanas numa população de 300 milhões de pessoas.