O TrueCrypt era uma das aplicações que todos reconheciam como preparadas para dar aos utilizadores a segurança necessária para a encriptação dos seus dados.
Depois de em Maio do ano passado terem sido levantadas várias questões sobre a sua segurança, lançadas pela equipa que o mantinha, surgiu agora a versão final da sua avaliação e nada de mal foi descoberto.
O que aconteceu ao TrueCrypt ainda está hoje por esclarecer. A mensagem deixada no seu site pela equipa que mantinha esta ferramenta foi bastante estranha e ninguém da comunidade conseguiu entender até hoje o que se passou.
Sem uma causa ou razão aparente o site oficial do TrueCrypt passou a redireccionar para uma página alojada no Sourceforge e os seus conteúdos aconselham a que os utilizadores abandonem a utilização da ferramenta e que passem a usar a criptografia que a Windows disponibiliza, o BitLocker.
Nada indicava que pudesse haver qualquer problema com o TrueCrypt e nenhuma justificação plausível foi apresentada e a verdade é que esta aplicação caiu em descrédito e as dúvidas sobre eventuais problemas mantiveram-se até hoje.
Antes desta situação já tinha sido criada uma equipa para auditar esta ferramenta e avaliar possíveis problemas de segurança. A primeira avaliação preliminar do TrueCrypt, realizada pela Open Crypto Alliance Project, não tinha revelado qualquer problema.
Mas os resultados finais da auditoria surgiram agora e mantiveram-se inalteradas as conclusões iniciais, que indicavam que o TrueCrypt não tinha qualquer problema de segurança.
As mais de 700 mi linhas de código foram avaliadas pela Open Crypto Alliance Project e à parte de pequenos problemas pontuais e sem grande impacto, nenhum problema grave foi encontrado no TrueCrypt.
Esta avaliação vem devolver alguma segurança a todos os que ainda hoje usam o TrueCrypt, mas mantêm alguma das dúvidas iniciais sobre o problema que surgiu.
Tudo apontava para existir um problema grava com esta aplicação e que teria sido essa a razão para a equipa do TrueCrypt ter abandonado o seu desenvolvimento.
A verdade surgiu agora e tudo mostra que esses problemas de segurança não existem e que o TrueCrypt é uma aplicação segura e bem construída.
O relatório que iria esclarecer tudo o que se passou com o TrueCrypt acabou agora por deixar ainda mais dúvidas sobre as razões que levaram a ser abandonado.