Pplware

O IPv6 vem para ficar!

A preocupação com a introdução do IPv6 nos sistemas de informação é um assunto cada vez mais abordado pela nata científica europeia. A semana passada anunciei aqui a transmissão online da reunião do RIPE-55 que decorreu em Amesterdão, que abordava a exaustão do espaço IPv4 e da necessidade de começar a migração para IPv6. Como resultado desta reunião a comunidade RIPE emitiu o seguinte comunicado:

“O crescimento e inovação da Internet depende da continua disponibilidade do espaço de endereçamento IP. Espera-se que as gamas de endereços IPv4 disponíveis actualmente, sejam totalmente alocadas num período de dois a quatro anos. O IPv6 providencia o espaço de endereçamento necessário para o futuro crescimento. É no entanto, necessário estimular um uso mais largo do endereçamento IPv6. Enquanto a Internet baseada em IPv4 continuará a funcionar tal como acontece hoje em dia, a integração do IPv6 é necessário para o crescimento e desenvolvimento das futuras redes IP.

A comunidade RIPE já estabeleceu mecanismos abertos e amplamente suportados para a gestão de recursos da futura Internet. A comunidade está confiante que o seu processo de desenvolvimento de políticas vai ao encontro das necessidades de todos os utilizadores e operadores da Internet durante o período de exaustão do IPv4 e da introdução do IPv6.

Recomendamos que os fornecedores de serviços Internet tornem os seus serviços acessíveis através de IPv6. Motivamos todos aqueles que necessitarão de um espaço de endereçamento significativo a começar a usar o IPv6. Encorajamos governos a tomar parte no desenvolvimento e introdução do IPv6 e em particular que todos os cidadãos sejam capazes de participar no futuro da sociedade de informação. Por fim, encorajamos que o uso alargado de IPv6 se torne uma grande prioridade por todos os parceiros.”

Fonte: RIPE

Exit mobile version