Num comentário publicado na terça-feira (28/06), Jon declara que a ferramenta impede que os utilizadores reproduzam vídeos que não estejam no servidor Google e que por “Essa ferramenta evita que você reproduza vídeos que não estejam alojados nos servidores do Google.
Faça download e execute esta correcção que escrevi para remover essa restrição”, declara, indicando um link para download do ficheiro. A iniciativa gerou relações diversas entre os cibernautas. “O VLC [tecnologia que dá base ao Google Viewer] já tem um plug-in compatível no Mozilla. Porque precisamos hackear a versão do Google para executar os vídeos?”, questionou um dos utilizadores no seu comentário.
Outro utilizador, no entanto, declara que Jon fez um bom trabalho e declara-se fã das suas actividades. DVD Jon ficou famoso após ter criado e distribuído o programa DeCSS aos 15 anos, no final de 1999. A tecnologia permitia quebrar o código de segurança de filmes em DVD e autorizar a cópia do conteúdo.
O hacker foi processado pelo governo norueguês, mas no início de 2003 obteve decisão favorável da Corte, que o absolveu. Na ocasião, a Justiça entendeu que a Noruega não possuía uma lei equivalente à Lei de Direitos de Autor Digitais do Milénio dos EUA, de forma que Johansen não violou a legislação.