No decorrer de um evento em terras de sua majestade e perante uma plateia repleta de empresários Britânicas interessados em implementar as novas soluções Microsoft nas suas empresas, Ballmer não perdeu a oportunidade de atacar de novo o seu rival e inflamar ainda mais a guerra entre a Microsoft e o Google.
A acusação surgiu quando o presidente da Microsoft se referiu à crescente dificuldade da empresa em obter lucros através do Windows Live Hotmail, o mesmo referenciando o serviço de e-mail prestado pelo Google afirmou: “O Google teve a mesma experiência, apesar de eles lerem os vossos e-mails e nós não»” .
Apesar da acusação ser fundamentada o tema põe a nu o tendão de Aquiles da Microsoft, a publicidade, um habitat onde Google é o ser dominante. Escusado será falar sobre a dimensão e magnitude alcançada pelo Adsence.
Ballmer acusa o Google de actuar ilicitamente invadindo a privacidade dos seus utilizadores, em causa está o sistema de publicidade contextual que o Gmail utiliza, um sistema que analisa os e-mails de todos os utilizadores realizando uma contextualização da mensagem presente no mail com a publicidade que surge de imediato na página que visualizamos, em suma, o “scan” é realizado de forma a adequar e contextualizar a publicidade ao nosso discurso e às nossas pretensões referenciadas nos e-mails.
Estas acusações podem ser interpretadas de várias formas, na minha humilde opinião trata-se de uma tentativa desesperada de incriminar o Google no sentido mais pejorativo da palavra, aproveitando os benefícios e as vantagens colaterais. Contra natura à máxima, “Se não podes vencê-los, junta-te a eles” neste caso, elimina-os.
No entanto o presidente Microsoft não está sozinho nesta luta, muitas vozes têm-se insurgido contra o Google, é espectável que novos dados sejam lançados brevemente na praça pública afim de esclarecer um caso ainda muito longe do fim.
Lembram-se deste vídeo sobre as conspirações? Prefiro nem o comentar, deixo o repto aos meus caros leitores para que deixem a sua opinião!