Uma das empresas que o Google comprou recentemente tem trabalhado num projecto com todo o secretismo mas hoje vieram a público levantar o véu do projecto e mostraram quem o estava a desenvolver e qual era o foco de todo o investimento e secretismo.
A Google investiu numa empresa que consegue “ver o futuro”.
O núcleo do Recorded Future parece basear-se num motor de pesquisa que olha para os dados cronológicos e os analisa. Por outras palavras, é um estudo inteligente que se debruça em dados do passado que são referências temporais, podendo prever factos que supostamente irão acontecer no futuro.
A compilação destes dados resultam em interessantes e intrigantes gráficos, estatísticas que parecem fazer sentido, aumentando a curiosidade desta máquina do tempo.
A Google não revelou ainda muita informação sobre a empresa que está a desenvolver este projecto. Mas Scott Kirsner, investigador do jornal Boston Globe, fez um fantástico trabalho de investigação e apresentou dois vídeos que explicam como a Google e essa empresa estão a construir uma ferramenta que pode prever o futuro.
É um trabalho colossal e ainda só se sabe, ou só se vislumbrou, uma ponta do icebergue. E é isso que o torna único e especial.