Pplware

É o fim do VHS! Empresa vai deixar de produzir equipamentos

O Video Home System (VHS , ou “Sistema Doméstico de Vídeo”, em português) apareceu em 1976 e foi durante alguns anos o sistema preferido de muitos utilizadores para assistirem a filmes usando as famosas cassetes de vídeo VHS.

Recentemente a empresa japonesa Funai, o último fabricante de leitores e gravadores para cassetes VHS, anunciou que vai parar a produção deste tipo de equipamentos. É o fim do VHS!

Com a evolução tecnológica nesta área e actualmente com a disponibilização de serviços de streaming,  os sistemas VHS, criado pela Japan Victor Company  (JVC) na década de 70, deixaram de fazer sentido. É verdade que quem tiver ainda leitores e gravadores com suporte para VHS poderá continuar a usá-los, contudo no mercado deixarão de haver equipamentos à venda (só provavelmente no mercado dos usados… e com preços inflacionados).

 

VHS – Ainda haverá procura para este sistema?

Na verdade ainda há. Curiosamente a Funai conseguiu vender no ano passado cerca de 750 mil equipamentos VHS, mas não foi significativo para a empresa manter a produção.  No passado, mais concretamente em 1983, a empresa conseguiu vender num único ano cerca de 15 milhões de equipamentos.

Além da pouca procura deste tipo de sistema, a empresa refere que a limitada oferta de componentes para estes equipamentos analógicos não deixam grandes hipóteses para um negócio rentável.

Os clubes de vídeo tiveram um papel muito importante na popularidade das cassetes VHS, no entanto nos dias de hoje existem outros formatos que oferecem melhor qualidade, além de outras características. De salientar ainda que nos anos 80 os clubes de vídeo eram um dos negócios mais rentáveis em Portugal.

Depois de anos de sucesso, a Funai Eletronics vai deixar já este mês de produzir leitores e gravadores com suporte para cassetes de fita magnética. É o adeus VHS que marcou os anos 80 e 90.

Exit mobile version