Pplware

O fim do Thunderbird como o conhecemos?

O Mozilla Thunderbird é provavelmente o cliente de email mais abrangente que está disponível. Consegue estar nos principais sistemas operativos e tem suporte para qualquer tipo de serviço de email.

A evolução do Thunderbird tem seguido passos firmes e as novidades que recentemente foram apresentadas tornam-no numa excelente alternativa para todos os que pretendem um cliente gratuito e com excelentes capacidades.

A Mozilla, numa decisão que espantou quase toda a gente anunciou na passada sexta feira que irá manter em suspenso todos os desenvolvimentos deste cliente de email.

A novidade começou por ser comunicada primeiro aos programadores que dão suporte aos desenvolvimentos do Thunderbird, alertando-os para uma comunicação que iria ser feita hoje, segunda feira, para o público em geral. Era ainda pedido que os receptores da mensagem a mantivessem em segredo até ao seu anúncio público.

Naturalmente que um dos receptores, insatisfeito com a decisão resolveu tornar pública a comunicação e depressa chegou a toda a gente. A Mozilla apressou-se a colocar na rua a informação, e fê-lo através de Mitchell Baker, um dos Chair’s da Mozilla Foundation.

Segundo a publicação de Mitchell Baker, todos os desenvolvimentos que estavam a ser feitos vão ser colocados em pausa e não vão ser criadas novas funcionalidades. A Mozilla apenas se compromete a desenvolver actualizações de segurança, através de um processo de Extended Support Release, tal como já o faz para as versões empresariais do Firefox.

Apesar de internamente terem congelado os desenvolvimentos, a Mozilla vai tornar possível que a comunidade de programadores continue acesso a poder desenvolver o Thunderbird.

As razões apresentadas por Mitchell Baker, e que reflectem a posição da Mozilla, prendem-se com o que consideram ser os desejos dos utilizadores. Estes querem um cliente estável e que consiga dar-lhes a melhor experiência de utilização.

Most Thunderbird users seem happy with the basic email feature set. In parallel, we have seen the rising popularity of Web-based forms of communications representing email alternatives to a desktop solution. Given this, focusing on stability for Thunderbird and driving innovation through other offerings seems a natural choice.

Por outro lado, as plataformas de email assentes na Internet estão a ganhar cada vez mais utilizadores e assim o Thunderbird deve concentrar-se em melhorar a qualidade do seu cliente, deixando de lado o pioneirismo que o caracterizava.

A equipa que tratava dos desenvolvimentos do Thunderbird vai agora ser realocada noutros projectos da Fundação Mozilla, tais com o seu mais recente sistema operativo para dispositivos móveis ou o Firefox.

Fica nas mãos da comunidade de programadores os desenvolvimentos que venham a ser feitos ao Thunderbird e todos os que o usam como cliente de email preferido devem apenas esperar melhorias de segurança.

Este é o fim do Thunderbir como o conhecemos. Os desenvolvimentos do mais famoso cliente de email multiplataforma e open-source sofreu um revés. Foram congelados pela Mozilla e sem data para serem retomados. Esperamos que a comunidade de programadores possa dar-lhe o suporte e apoio que merece.


Homepage: Mozilla Thunderbird

Exit mobile version