O dia 31 de Dezembro vai mesmo ter mais um segundo! Mais tempo para festa e folia? Sim, mas de tão curto que vai ser nem vamos notar.
O que não podemos esquecer é mesmo de acertar os nossos relógios, pois o “fashionably late” está fora de moda.
Mas de que raio falo eu? É simples. De acordo com um consórcio internacional de cientistas vai ser necessário adiantar atrasar um segundo ao dia 31 de Dezembro de 2008.
E a que se deve essa necessidade? Parece que o movimento giratório da Terra sobre o seu próprio eixo tem vindo a abrandar gradualmente. Mas não existe razão para alarmes.
Ora esse abrandamento origina um pequenino lapso de tempo. E esse lapso é registado pelos relógios atómicos. E nada mais simples que “acertar” os relógios atómicos para colmatar essa falha e corrigir esse atraso.
Esta prática é corrente e sempre que necessário esses acertos são aplicado. Para terem noção este é o 24º “acerto” desde o ano de 1972, tendo o ultimo acontecido em 2005.
O que torna este acerto especial é que é o maior aplicado desde 1982.
Agora que vos enchi a cabeça com mais um churrilho de factos parcialmente inúteis fico muito mais descansado.
Já vão ter assunto de conversa na noite de passagem de ano. Vão poder impressionar as miúdas (ou os miúdos) com o vosso saber geek.
Peço-vos apenas que não se esqueçam de, ao bater da ultima badalada do ultimo dia do ultimo mês do ano de 2008, esperem apenas mais um segundo antes de começarem a desejar “Feliz 2009”. Isto se ainda estiverem capazes de o fazer!!