Foi no final do verão do já longínquo ano de 2008 que vos demos a conhecer um novo projecto da Google. Como sempre os rumores começaram bem mais cedo e davam conta de estar a ser preparado um concorrente com capacidades para combater de igual para igual com os browsers mais usados na altura.
Muitos não acreditaram no Chrome e julgavam ser apenas mais um devaneio dos criadores do maior motor de pesquisa da Internet, mas o tempo e a sua evolução viram provar o quanto estavam errados.
Actualmente a lutar pela primeira posição do mercado dos browsers, o Chrome conseguiu destronar já os mais resistes e aclamados browsers. Na semana que fez quatro anos a Google resolveu dar-nos um pequeno presente e relembrar tudo o que foi feito ao longo destes quatro anos.
O empenho da Google no desenvolvimento deste projecto tem sido alto e o que começou como um browser paa Windows é actualmente uma aplicação multiplataforma que abrange a quase totalidade dos sistemas operativos disponíveis, tendo rompido as barreiras dos computadores e saltado para as plataformas móveis, estando disponível para Android e para iOS.
Para além de um browser, com características únicas, o Chrome tem também evoluído noutra área. É também um sistema operativo e que, apesar de ainda não ter sido massificado, mostra o que poderá ser o futuro dos sistemas operativos. Um SO centrado num browser para fazer uso das muitas ferramentas que migraram do desktop para a Internet e que podem ser acedidas em qualquer lugar.
Sempre que novas versões do Chrome são apresentadas, em qualquer uma das suas versões disponíveis (Estável, Beta, Dev e Canary) novas funcionalidades são apresentadas e novos rumos são traçados. A concorrência tem assistido a isto e tem lutado para quebrar este domínio, com alguma dificuldade, acabando muitas vezes por seguir o que a Google mostra estar certo.
A ideia inicial da Google para este browser tem-se mantido e todo o trabalho desenvolvido tem-se centrado em criar e manter um browser seguro, com uma interface reduzida ao seu essencial e simples de usar, com recurso a técnicas de isolamento de processos, com plugins que o potenciam sem colocar em causa a sua performance, apesar de nem sempre ser fácil e estar dependente dos criadores destes, com alertas de segurança para sites e downloads potencialmente perigosos e sempre na vanguarda das novas tecnologias e conceitos.
Para nos mostrar tudo o que o Chrome tem conseguido, a Google criou a Chrome Time Machine, onde podemos ver os momentos chave deste brwoser e tudo o que ele nos trouxe de novo e revolucionário.
Podem ainda procurar e descobrir um presente especial de aniversário que está escondido. Basta que encontrem a pista escondida e escrevam o código secreto…
O que o Chrome conseguiu em apenas quatro anos mostra bem das potencialidades que este browser. Muitas novidades surgem e encaminham-nos para um browser ainda mais completo e que será o mais usado na Internet, por direito próprio.
Muitas e interessantes evoluções vão com certeza surgir e tornar o Chrome um browser com maiores e melhores capacidades. Integrado com os serviços da Google e sempre disponível para todos usarem, onde quer que estejamos e em qualquer dispositivo.