Pplware

O botão Start vai mesmo voltar com o Windows 8.1

Desde que foi apresentado que o Windows 8 tem sido alvo de criticas por muitos utilizadores por ter abolido o sempre presente e necessário Menu Iniciar. Muitos foram os que sentiram a necessidade de recorrer a ferramentas externas para o ter de volta, por ser a forma a que estavam habituados a aceder aos seus programas e a outras funções.

É certo que todas estas funcionalidades podem ser acedidas através da CharmBar e na ModerUI, mas não foi bem recebida esta alteração.

Os rumores de que a Microsoft iria trazer de volta esta forma de aceder às aplicações já na nova versão 8.1 do Windows começaram a tomar forma e agora mais uma confirmação surge, o que dá quase como certo o retorno do Menu Iniciar e do botão Start ao Windows.

As imagens e esta confirmação foram feitas por Paul Thurrott, conhecido guru do Windows e que através de 2 screens mostrou algumas das novidades que o Windows Blue vai trazer já em breve.

A mais importante e que será com certeza do agrado de muitos utilizadores do Windows 8 é o regresso do Menu Iniciar e do botão Start.

Não funcionará da mesma forma como estamos habituados no Windows 7 e em versões anteriores, mas dará acesso a um menu do estilo Metro onde poderemos ver as nossas aplicações.

Este botão estará visível no Desktop tradicional e terá o mesmo comportamento que actualmente tem o botão Start no Windows 7, com animações e mudanças de cor.

Com esta mudança o acesso que temos actualmente à ModernUI ao aproximarmos o rato do canto inferior esquerdo desaparecerá e veremos o botão Start.

Caso estejamos numa aplicação Metro e aproximarmos o rato dessa mesa zona também passaremos a ver o botão Iniciar e não o acesso à ModernUI.

Outra novidade que foi revelada e confirmada é a possibilidade de termos fundos de ecrã partilhados entre os desktops. Isto significa que podemos usar a mesma imagem de fundo na ModernUI e no desktop tradicional.

Esta funcionalidade permite fazer uma transição mais suave entre os dois ambientes de trabalho no Windows e ter apenas um ambiente de trabalho global e mais ajustado às preferências do Utilizador.

Segundo Thurrott esta opção apesar de presente necessita de ser activada.

Por fim, e também do agrado dos utilizadores, temos a possibilidade de iniciar o Windows directamente no ambiente de trabalho tradicional. Esta muito pedida alteração está presente na mais recente versão do Windows 8.1, mas também desactivada por omissão.

Ainda não existe uma versão final do Windows 8.1 e até esta surgir algumas alterações podem ainda surgir, mas o que agora foi mostrado revela que a Microsoft ouviu os seus utilizadores e decidiu dar-lhes algumas das funcionalidades que foram pedidas e fazer regredir algumas das inovações que implementou, tentando aproximar estes dois mundos de forma mais gradual.

Exit mobile version