Pplware

O 1º Sistema operativo a suportar USB 3.0 será…

image_linuxusb3_01

O Linux. Depois de um ano de trabalho, a experiente programadora da Intel Sarah Sharp, anunciou que o Linux será o primeiro sistema operativo a suportar a norma USB 3.0.

Esta programadora, também envolvida na programação no Kernel de Linux, anunciou no seu blog que já está disponível a primeira versão do controlador para esta norma. A norma USB 3.0 usa tecnologia Extensible Host Controller Interface (xHCI) que é a base do desenvolvimento concluído para o Sistema do Pinguin.

Está previsto que estes drivers agora disponibilizados, dêem já entrada na próxima versão do Linux Kernel 2.6.31. Isto significa que qualquer utilizador de Linux a partir de meados de Setembro deste ano, possa já tirar partido desta tecnologia.

Embora esteja a ser adoptada de forma tímida pelos fabricantes, existem passos claros dados por empresas, como a NEC, que lançou o primeiro controlador hospedeiro USB 3.0.

Acerca das funcionalidades esperadas pelo USB 3.0, claramente a velocidade será o principal incentivo para o uso desta tecnologia, já que é esperado que esta norma suporte velocidades de transferências na ordem dos 5 Gbps.

De modo a abrir a discussão aos nossos leitores, não deixo de salientar que o Linux é visto pela sociedade como o aluno “calão” que copia as inovações dos seus colegas, i.e. outros sistemas operativos (Windows ou Mac).

Já vimos que não é bem assim, posso dar o exemplo da empresa de Redmond que adoptou o mecanismo de segurança UAC , que é na opinião de muitos bloggers uma cópia de fraca qualidade do sudo que há muitos anos existe em sistemas baseados em Linux.

Esta notícia é contudo uma evidência cabal, que os papéis começam cada vez mais a inverter-se e que a inovação está hoje em dia presente no software livre. O Kernel do Linux promete liderar uma nova onda de inovações tornando-se cada vez mais num bem de valor inestimável ao acesso de qualquer pessoa. ozelwebtasarim

Exit mobile version