Um grupo de bloggers espanhol criou este mês o IBSN (Internet Blog Serial Number), depois de a administração espanhola se ter recusado a atribuir códigos numéricos identificativos – ISSN (International Standard Serial Number) – aos blogs.
Face à resposta negativa, a comunidade blogger espanhola organizou-se e criou um número de série específico para os seus diários pessoais, o IBSN, à semelhança do que já existe para os livros – ISBN (International Standard Book Number).
O ISSN é composto por 8 dígitos e destina-se à atribuição de números de série aos orgãos de comunicação social (como jornais, revistas), já o recente IBSN é formado por 10 dígitos que, agora, identificam os blogs.
Esta decisão foi desencadeada depois de José Ángel García Landa, docente na Universidade de Zaragoza, ter requerido um ISNN para o seu blog. A recusa acabou por gerar um movimento encabeçado pelo espanhol Fernando Tricas García que decidiu criar o IBSN após ter constatado que pedidos semelhantes tinham sido já recusados em vários países. Posteriormente, o blogger Zolople desenvolveu uma código de barras e JarFil encarregou-se de programar o gerador de códigos de barra IBSN.
Actualmente existem mais de 1000 blogs registados, incluindo alguns portugueses como o Ponto Media do jornalista António Granado.