Pplware

Nuance Communications prepara aquisição da Vlingo

…a sua principal rival na tecnologia Speech-To-Text

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM

Nuance, empresa responsável pela criação e licenciamento de parte da tecnologia Speech-To-Text (STT) presente no assistente pessoal da Apple, Siri, num recente comunicado no site da empresa, anunciou os preparativos para a aquisição da Vlingo, empresa responsável pela criação do assistente virtual por reconhecimento de voz com o mesmo nome. O Vlingo está disponível para as plataformas Android, iPhone e Blackberry.

A notícia foi avançada pelo portal VentureBeat, que refere que a Nuance fez uma oferta de valor não revelado para a aquisição da sua rival.

Citando o que o Mike Thompson, Senior Vice President e General Manager da Nuance Mobile, disse:

“Inspirado pela introdução dos serviços como o Siri da Apple e o nosso Dragon Go!, praticamente todos os telemóvel e todas as empresas do ramo eletrónico do planeta, estão a procurar meios de integração natural de interação de voz com os seus produtos, aplicações e serviços. Com a aquisição da Vlingo, estamos a acelerar o processo da inovação para atendermos a estes pedidos”.

Também a tecnologia de entrada de texto da Swype fora adquirida em Outubro pela Nuance por um valor aproximado de 102,5 milhões de dólares (78,50 Milhões de Euros). O software T9 (Texto em 9 teclas) da Nuance é a principal rival da tecnologia de entrada de texto da Swype, que permite desenhar rapidamente, de ponto-a-ponto, palavras através do deslizamento do dedo por cima das letras.

Numa avaliação mais precisa destas recentes aquisições da Nuance, a empresa está à procura de uma solução monopolista no setor Speech-To-Text. Com o grande sucesso que o Siri está a ter na área STT, era de esperar que a Nuance quisesse evoluir a todo custo a sua tecnologia.

Apesar de parecer mau esta limitação de concorrência é também um benefício para a aceleração do processo de evolução da tecnologia STT.

Quem sabe se em breve os smartphones não serão o “KIT” do futuro?

 

Exit mobile version