Pplware

Novos métodos de encriptação do iOS e Android preocupam FBI

Muito se tem falado sobre a segurança nos dispositivos que utilizamos, sejam smartphones, tablets ou mesmo os velhos aliados, os PCs. Além do mais, com o lançamento do iOS 8 nestes últimos dias e com o lançamento do Android L aí à porta, este assunto continua nas bocas do mundo.

Agora as autoridades norte-americanas estão preocupadas, isso ficou parente nas declarações do Procurador-Geral do Estado Americano de Connecticut e, agora, também do Director Geral do FBI, James Comey.

Porque está preocupado Comey com a segurança destes dispositivos?

Comey demonstrou recentemente a sua profunda preocupação com os novos métodos de encriptação que estão a ser usados no iOS 8 e que serão implementados nativamente no Android L. Estes novos métodos de encriptação foram desenhados para manter os dados dos utilizadores seguros mas também para evitar que as empresas de tecnologia sejam obrigadas a entregar dados pessoais dos utilizadores às autoridades.

No entanto, Comey está preocupado com o facto que estas medidas possam impedir a luta e a prevenção do crime informático. O Director Geral do FBI defende que se as autoridades deviam poder obrigar empresas como a Apple, a Google, ou mesmo outras empresas de IT, a desencriptar dispositivos de alguns utilizadores, em certas situações poderia trazer benefícios, neste caso em situações como, por exemplo, no combate ao rapto de crianças.

“I like and believe very much that we should have to obtain a warrant from an independent judge to be able to take the content of anyone’s closet or their smart phone. The notion that someone would market a closet that could never be opened – even if it involves a case involving a child kidnapper and a court order – to me does not make any sense.”

Contudo, com o facto de poderem existir ordens judiciais que obrigassem estas empresas a entregar a chave para desencriptar os dispositivos dos utilizadores, seria entrar num terreno pantanoso, uma vez que o ponto mais importante da criptografia é o facto de os utilizadores terem a única chave sem que as empresas mantenham uma cópia da mesma. Não seria isto violar os princípios da criptografia?

Além do mais, Comey argumenta ainda que empresas com a Apple e a Google estão a comercializar estes novos métodos de criptografia de uma forma que faz com que as pessoas se sintam acima da lei.

“Google is marketing their Android the same way: Buy our phone and law-enforcement, even with legal process, can never get access to it.”

O que acha destes argumentos de Comey? Deverão as empresas impedir as autoridades de acederem aos dados dos seus clientes?

Exit mobile version