Pplware

Novos ecrãs de smartphones podem auto-recuperar de quedas

Apesar de parecer que no segmento dos smartphones já foi tudo inventado, a verdade é que ainda há muito para evoluir e inovar. Imagine que deixou cair o seu smartphone e partiu o ecrã. Neste tipo de situação o utilizador troca o ecrã, compra um novo smartphone ou então, se o equipamento não estiver muito danificado, anda com ele partido.

E se o ecrã do seu smartphone fosse capaz de recuperar da queda após 24 horas?

Investigadores da Universidade da Califórnia, em Riverside, têm em teste um material que é capaz de recuperar de arranhões e até quedas em apenas 24 horas.

Chao Wang, um dos responsáveis pela investigação, revelou que o novo material pode esticar até 50x o seu tamanho original e é composto por um “polímero esticável” e sal iónico. Este material, considerado como uma espécie de ligamento especial, possui um tipo especial de ligação designado de ion-dipole, uma vez que tem a capacidade de forçar as moléculas a unirem-se após um arranhão ou até mesmo uma quebra.

Veja a própria explicação dos investigadores e também algumas demonstrações

Por agora este novo material está apenas em testes mas o objetivo é que chegue aos dispositivos móveis daqui a 3 anos. O material pode ser usado, por exemplo, em ecrãs, baterias e outros componentes.

De referir que alguns smartphones da LG já usam um material semelhante a este na parte traseira. No entanto esse material, ao contrário desde apresentado agora, não tem a capacidade de transportar energia, o que significa que, não pode ser usado para a produção de ecrãs.

Via: Futurism

Exit mobile version