Pplware

Novo conector USB poderá ser ligado de qualquer lado

Todos nós conhecemos certamente a tecnologia USB e os respectivos conectores. Ao tentarem ligar um conector a uma porta USB, provavelmente já vos aconteceu estarem a ligar do lado errado. Experimenta de um lado, experimenta do outro, até que lá conseguimos dar com o lado correcto.

Mas as boas noticias chegaram! A USB 3.0 Promoter Group informou que o novo conector já está em fase de desenvolvimento e será reversível.

A associação que reúne as empresas que desenvolvem o standard USB (USB 3.0 Promoter Group) anunciou que está já em fase de desenvolvimento o conector Tipo-C. Este será reversível (ao estilo do Lightning da Apple) está a ser projectado para a nova geração de dispositivos que terão suporte para o standard USB 3.1.No entanto, lamentavelmente, este conector não será retro compatível.

O ser reversível significa que o utilizador deixará de ser preocupar com o lado de encaixe correcto do conector, já que este funcionará de ambos os lados. Além desta excelente novidade, o novo conector Tipo-C terá também uma dimensão menor, comparativamente aos seus antecessores.

Características chave do conector USB Type-C

Este novo conector é descrito com um “suplemento ao standard 3.1” e estará disponível em meados de 2014. Neste momento ainda não existe qualquer imagem disponível deste novo conector mas prevê-se que será semelhante, em termos de tamanho, a conector USB 2.0 Micro-B (usado numa grande variedade de equipamentos não Apple, tais como smartphones e tablets).

Isto significa que, além de reversível, este novo conector poderá ser uma evolução da interface que está presente no Galaxy Note 3 ou nos discos externos USB 3.0 (ver aqui), que é meia estranha e desajustada.


Homepage: Next Generation USB Connection Definition Underway

Exit mobile version