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Novabase GameShifters, o hackathon já começou!

O hackathon pelo serviço público já começou!

Novabase GameShifters é a competição de ideias lançada pela consultora que tem como objectivo concreto a melhoria do dia-a-dia do cidadão na utilização de serviços públicos.

O Pplware está presente neste segundo dia e conta-lhe em primeira mão todos os acontecimentos que tiveram início na noite de ontem e terão como conclusão, hoje ao fim do dia, com a divulgação dos vencedores do prémio de 8.000€.

Empreendedorismo, gamification, tecnologia e serviço público – é este o mote.

Entre os dias 9 e 10 de Maio, os participantes terão 24 horas de formações shot e claro, o espaço para desenvolver a killer idea que revolucionará a forma como interagimos com os serviços do estado.

Durante a recepção nas instalações no Prior Velho, os participantes do GameShifters foram animados pela banda de Paulo Ferro, um colaborador pouco ortodoxo da Novabase que nos tempos livres constrói robôs para dominar o mundo.

Às 21h00 Pedro Afonso e Pedro Crespo, da Novabase, abrem oficialmente o evento, explicando aos participantes a mecânica das próximas (longas) horas.

Prémios, Concursos e Actividades

O principal objectivo dos participantes é conseguir o Prémio do Júri: um prémio monetário de 4.000€, uma sessão de formação em Design Thinking Project e Acesso VIP à plataforma de crowdfunding PPL.

Como Funciona?

Os participantes, individualmente ou organizados em equipas, devem dar a conhecer uma ideia que permita mudar os serviços públicos e tornar a vida dos cidadãos mais simples. Algo que possa melhorar a relação entre os cidadãos e os serviços públicos que todos os dias utilizam, encontrando um bom problema para resolver e apresentando uma solução.

No decorrer de todo o evento há elementos da Novabase a falar com as equipas e a analisar todas as ideias. No final são seleccionadas as 10 melhores ideias do GameShifters. As 10 equipas seleccionadas têm então a oportunidade de apresentar as suas ideias ao Júri, que seleccionará a ideia vencedora.

Além do Prémio do Júri (4.000€) entregue à equipa com a ideia escolhida pelo Júri, todos os participantes do GameShifters têm ainda a possibilidade de participar em diversos jogos e actividades, habilitando-se a outros prémios, ou ainda convencer os outros participantes do potencial da sua ideia e ganhar o Prémio do Público.

O Prémio do Público oferece à equipa vencedora exactamente o mesmo que o Prémio do Júri: um prémio monetário de 4.000€, uma sessão de formação em Design Thinking Project e Acesso VIP à plataforma de crowdfunding PPL.

Para conseguir o Prémio do Público, cada equipa tem que “vender” a sua ideia às restantes equipas, convencendo-as das suas potencialidades, e assim conseguir os seus votos. Cada equipa tem 6 votos para dar, materializados na forma de “bolachas” que podem colar nos painéis das outras equipas, distribuídos pelas categorias “Most Breakthrough”, “Most Likely to Delight” e “Most Likely to Succeed”.

O projecto BTT-E2 é um dos projectos com mais “bolachas” e um dos candidatos aos 4000€.

Periodicamente é efectuada a contagem de pontos de cada equipa, e actualizada a tabela classificativa sempre presente no recinto. No final do GameShifters, a equipa com mais “bolachas” atribuídas ganha o Prémio do Público.

A tabela classificativa da pontuação das equipas.

Para que nunca falte a energia durante as longas 24 horas do GameShiftes, há diversos jogos e actividades a decorrer em paralelo, como a realização de curta-metragens, flashmobs, um mini concerto, jogos variados ou até campeonatos de matraquilhos.

Aos participantes destas actividades são atribuídos pontos, existindo igualmente uma tabela classificativa. De 3 em 3 horas o participante com mais pontos recebe um vale de 100 € da Fnac. Os pontos desse participante são reduzidos a metade e continua a “corrida”.

A primeira sessão começa com Pedro Janeiro, director do departamento de Business Design da Novabase, que veio falar um pouco acerca de Design Thinkingo método que combina empatia no contexto do problema, criatividade na geração dos chamados insights e soluções, e racionalidade na análise e adaptação das diversas soluções ao contexto do problema. Com esta sessão shot, os gameshifters aprendem como abordar o problema e criar soluções inovadoras.

A partir da meia noite as actividades não acabam. Ricardo Cardoso, que nos tempos livres é Youtuber, apresenta uma sessão sobre mobile e a importância que estes novos dispositivos têm na divulgação de ideias inovadoras. A restante madrugada foi ocupada com aulas de ginásio, sopinha e uma sesta ocasional.

Não perca o relato do restante evento no próximo artigo, onde prometemos divulgar as ideias vencedoras. Até já!

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