Pplware

Nova simplificação de registos…

no domínio .pt em marcha. No próximo ano os preços dos registos de domínio em .pt podem voltar a baixar. Ainda este ano avançam novas regras que visam voltar a simplificar o processo e fomentar a utilização deste domínio de topo. A medida consta do Simplex e a sua execução está em estudo, adiantou hoje em conferência de imprensa Pedro Veiga, presidente da Fundação para a Computação Cientifica Nacional.

Até ontem existiam em Portugal 120,441 sites registados em .pt. O número de entidades que optou pelo .pt aumentou de forma significativa depois de em Março do ano passado terem sido colocadas em vigor novas regras de registo, que passaram a permitir a realização online todo o processo e a introduzir custos anuais de manutenção significativamente menores (ver notícias relacionadas).

Até final deste ano deverão existir entre 150 e 160 mil registos sob a hierarquia de topo .pt, um número que pode aumentar até aos 200 mil, caso avance rapidamente a medida de simplificação proposta pela FCCN ao Governo e inserida no Simplex como Medida 023.

Nestas condições e com o esperado aumento rápido do registo de domínios, num cenário de nova simplificação do processo, Pedro Veiga acredita que no próximo ano será possível complementar a simplificação processual do registo com uma nova redução de preços.

Este processo de simplificação do registo proposto pela FCCN visa implementar no .pt regras semelhantes às que já hoje estão em vigor para o .com.pt, em que é possível registar qualquer nome de domínio cabendo à entidade que pede o registo assegurar-se que não está a violar direitos de terceiros.

O sub-domínio .com.pt é mais barato e mais simples que o .pt mas é este último que reúne preferência de um maior número de entidades, daí que as estimativas apontem para uma subida significativa dos nomes de registo. Actualmente o domínio .com.pt concentra 28 por cento dos registos de domínio existentes em Portugal.

Fonte: TEK Sapo

Exit mobile version