A Nokia anunciou recentemente a intenção de despedir 10 mil trabalhadores nas suas unidades de produção em todo o mundo. Esta nova etapa na vida da empresa finlandesa, menos auspiciosa, leva a que o seu CEO, Stephen Elop, trace uma estratégia diferente para poder rivalizar com a concorrência num mercado que lhe foge a passos largos. A Nokia poderá lançar para o mercado um equipamento Nokia Lumia equipado com Android o que fará baixar o preço deste smartphone, permitindo assim rivalizar com a concorrência dentro da plataforma Android.
Um dos factores que permitiu que o Android se expandisse e o continue a fazer tão rapidamente ao nível mundial é a grande variedade de equipamentos e o seu baixo preço. Esta combinação, juntamente com os equipamentos de gama alta que estão fortemente lançados, ajudam a explicar as actuais 900 mil activações diárias de dispositivos Android. Poderá ser este um dos caminhos?
Modelos mais acessíveis
Por certo que a Nokia entende o mercado dos smartphones, a sua estratégia, mesmo com o Windows Phone, passa por trazer vários equipamentos ao mercado, a própria família Lumia conta com um catálogo que apresenta uma gama alta, onde se destacam os Nokia Lumia 900, Lumia 800, uma gama média com o Lumia 710 e uma gama baixa, representada pelo Lumia 610. Não chega claramente para fazer frente ao mercado Android.
Assim, a estratégia passaria por equipar os Lumia com Android, conseguindo que os preços nesta três gamas possa ser mais acessível, e ter produtos competitivos ao ponto do Nokia Lumia 610 chegar no mercado com um preço abaixo dos 200 euros.
Poderá o Windows Phone 8 Apollo ser um ponto de viragem?
A Microsoft tem de fazer algo para contrariar os indicadores de mercado e perder preponderância numa gama que o mercado aceitou muito bem, seria atrasar de forma irremediável os seus planos e a nova versão Windows Phone proposta pela Microsoft, o Windows Phone 8 Apollo, poderá ser a chave para diminuir ao preço destes smartphones.
Como vimos anteriormente, a versão Tango veio dar ao mercado um Nokia Lumia mais económico. O sistema operativo móvel da Microsoft está mais optimizado, consome menos recursos o que permite suportar hardware menos poderoso e caro. Nesta última versão o Windows Phone oferece uma experiência de utilização satisfatória com apenas 256 MB de memória Ram e permitiu a introdução de ecrãs com menor resolução, contrariando os valores inicialmente estabelecidos.
Estas informações estão intimamente relacionadas com as fortes movimentações que o mercado tem assistido em relação aos produtos Microsoft, já se falou do possível aparecimento de um tablet, já apareceram na web imagens do Windows Phone 8 Apollo e agora estas palavras de Elop. Talvez esta semana, já na próxima quarta-feira dia 20, a Microsoft dará a conhecer as novidades das suas plataformas e poderá ser apresentada a novas versão do WP o Windows Phone 8 Apollo.
Resta-nos saber se esta nova estratégia da Nokia poderá ser contrariada com o lançamento do Windows Phone 8 Apollo, e se o preço mais económico não tirará o brilho que os Lumia já nos habituaram.