Pplware

Nokia Lumia – 20 aplicações e 20 sugestões fundamentais

O Nokia Lumia continua a ser um dos mais procurados smartphones do momento. A sua qualidade não deixou ninguém indiferente e nós testamos essa máquina da Nokia com o Windows Phone 7 da Microsoft.

Deixamos agora algumas aplicações que entendemos serem fundamentais, depois de termos deixado já o nosso top 10 de aplicações de 2011 e o nosso best of de jogos.

Não ficamos por aqui e apresentamos alguma sugestões para usar o Lumia no seu expoente máximo. Saiba o que lhe vamos a sugerir.

As 20 apps gratuitas que não pode deixar de ter no seu Nokia Lumia

Com os novos Lumia a Nokia reforça, ainda mais, a sua aposta nas apps locais e a prová-lo estão as aplicações que vêm de origem com o Nokia Lumia 800 e com o Nokia Lumia 710.

Como demos a conhecer na apresentação do Nokia Lumia, este equipamento traz de forma nativa excelentes aplicações “made in Portugal” que recheiam o sistema operativo em português. A app da TVI, por exemplo, permite ao utilizador ter esta estação de televisão disponível na palma da mão, quando e onde quiser, e em tempo real. Já a app Lifecooler está dividida nas categorias Restaurantes; Alojamentos; Produtos Regionais; Tarde&Noite; Actividades e Património&Natureza e ajuda-o a aproveitar a vida ao máximo, através de uma busca pelo que de melhor se tem e faz em Portugal.

Por fim, a app iBrisa dá ao automobilista um conjunto de ferramentas úteis, que lhe permite conduzir de forma mais segura e consciente.

Mas para além das apps que vêm de origem, o Marketplace oferece um leque muito alargado de aplicações. De seguida, fique a conhecer algumas das melhores, que têm ainda a particularidade de serem gratuitas.

Facebook

Embora o sistema operativo mobile da Microsoft seja bem municiado de soluções sociais, à aplicações nativas que são mais completas.

Esta dispensa apresentações! Pode fazer o upload dos seus amigos do Facebook diretamente para o People Hub, mas ajuda ter a versão gratuita, para que possa atualizar a sua conta sempre que quiser, onde quer que esteja.

Twitter

Aqui está outra rede social que também pode ser associada ao People Hub. Mas tal como acontece com o Facebook, não é demais descarregar a versão gratuita.

Ebay

Mais cedo ou mais tarde todos os utilizadores recorrem ao eBay, seja para comprar, seja para vender alguma coisa. Por isso mesmo, aconselhamos que descarregue a versão gratuita desta app.

Expensify

Os utilizadores que viajam em negócios com frequência vão adorar esta aplicação. Ela permite ter relatórios do que gasta, quanto, em quê e como (com cartão de crédito, dinheiro, cheque…). Desta forma, o utilizador tem controlo total sobre os gastos efetuados.

Evernote

Esta aplicação pretende ser uma extensão do seu cérebro. Permite-lhe tirar notas através de texto, imagem, áudio ou vídeo. Pode ainda sincronizar essas notas com o computador e ter acesso às mesmas quando e onde quiser.

WhatsApp

De forma a estar sempre contactável, a WhatsApp junta todos os seus amigos que usam esta aplicação, de forma a poder conversar com eles individualmente ou em grupo. Esta app é compatível com Windows Phone, Android, BlackBerry, iPhone e Symbian60.

Pulse

Se devora notícias, vai gostar desta app. Com ela poderá personalizar a interface da notícia que quer ler e os seus sites de notícias favoritos podem ser transformados num mosaico interativo de cores. Toque num artigo para ter uma imagem simples da notícia e basta tocar duas vezes para a partilhar nas redes sociais.

TripAdvisor

Esta app é fundamental para garantir uma viagem sem percalços. Para além de ter milhares de críticas a países, hotéis, restaurantes e outros locais de interesse, também o ajuda a encontrar o que pretende.

YouTube

Enfim, o que mais se pode dizer desta app? Descarregue-a e fique a par dos vídeos que andam a dar que falar em todo o mundo.

Xbox LIVE Extras

Expanda a sua experiência do Xbox LIVE no Nokia Lumia. Personalize o seu avatar com novas roupas e acessórios, por exemplo, e encontre também os seus jogos preferidos.

ESPN ScoreCenter

Se quer estar atualizado sobre todas as notícias desportivas nas mais variadas modalidades, eis a solução. Descarregue esta app e garanta que nada do “reino” desportivo lhe passa ao lado!

PhotoFunia

Tire uma foto e faça magia. A aplicação reconhece os rostos e oferece-lhe a possibilidade de fazer efeitos e montagens engraçadas. A manipulação das imagens é feita na cloud e, por isso, é necessário usar a rede 3G ou Wi-Fi.

AccuWeather

Se quer saber qual o clima que vai estar numa dada região, esta é a aplicação que não pode deixar de ter. Com a versão para Windows Phone 7.5 pode fazer swipe entre as suas localizações preferidas e o Bing maps, para além de oferecer vistas interativas panorâmicas dos locais pesquisados.

Sports Tracker

Registe e analise o seu treino desportivo com a ajuda desta aplicação. Com a SportsTracker pode partilhar o seu registo com os amigos e, mais importante, ficar em forma e ter um estilo de vida mais saudável.

Foursquare

Com esta app pode partilhar com os seus amigos o local onde se encontra, saber quem é que também está por perto e obter dicas sobre o que explorar nas redondezas.

Skydrive

Esta app oferece um local de armazenamento de ficheiros na cloud, de modo a que possa aceder aos mesmos onde quer que esteja, seja através do seu computador ou do seu Nokia Lumia.

Find my Fuel

Find my Fuel encontra os postos de abastecimento mais próximos de si, com informação atualizada sobre os preços do combustível. Pode filtrar por marca, tipo de combustível e a distância máxima que se pretende deslocar. Os resultados são apresentados num mapa, onde pode ver o percurso até ao local escolhido.

Wikipedia

Esta enciclopédia online é, definitivamente, uma app a considerar ter no seu Lumia. As últimas pesquisas são guardadas na lista de favoritos.

IMDB

Se é amante de cinema, não pode deixar de descarregar esta aplicação. Leia as críticas dos filmes, conheça as últimas estreias de cinema e saiba quais os atores que fazem parte do elenco.

Unit converter

Este conversor é uma ajuda fantástica para quem viaja. Converta as medidas que quiser, quando quiser e onde quiser.

Para terminar e como sugestão 21 deste top de aplicações, não posso deixar de referir a app PPLWARE.

pplware

Com esta aplicação pode aceder às últimas notícias, comentários e novidades do fórum do pplware a partir do seu Windows Phone.

Novidades da versão 1.3:

« página anterior     pág. 1/2     página seguinte »

Sugestões fundamentais para o seu Lumia

 

No ecrã inicial deslize o dedo para a esquerda, indo encontrar assim a lista de Aplicações. Depois, escolha a app “Passar Contactos” para importar para o People Hub os contactos de amigos, familiares e colegas. Note-se que a transferência vai usar uma ligação Bluetooth e, por isso, é necessário ligar esta tecnologia no outro equipamento.

De seguida, ser-lhe-á pedido para autorizar o emparelhamento entre os dois equipamentos. Já depois de emparelhados o Nokia Lumia pergunta-lhe se quer receber os seus contactos. Só tem de selecionar a opção “sim” para que a transferência se inicie e passados alguns segundos esta fica concluída. Não podia ser mais simples!

Navegue de novo para a lista de Aplicações e selecione “Definições”. Depois, escolha “E-mail+contas” para acrescentar uma conta. Pode optar por uma conta de Facebook, Twitter, LinkedIn, tendo para isso de colocar o seu endereço de e-mail e palavra-passe. Caso tenha as três contas, repita o processo em todas. Ao completar este passo o sistema atualiza os detalhes dos seus contactos no People Hub, juntando automaticamente o perfil online ao perfil offline que já tinha guardado no Nokia Lumia.

Os passos a seguir são similares ao processo de ligar as redes sociais, mas neste caso pode optar pelas contas Windows Live, Outlook, Nokia Mail, Yahoo! Mail, Google ou outra conta POP/IMAP. Use o seu enderenço de e-mail e palavra-passe e está pronto para enviar e receber e-mails no seu smartphone Lumia.

O SkyDrive é um serviço online gratuito de armazenamento de dados do Windows Live, que lhe oferece uma enorme capacidade de armazenamento (25GB para se ser mais exato), mas que requer que aceda a este serviço através do Windows Live ID.

Com o Skydrive, para além dos 16GB de memória interna, também pode usar espaço na cloud para guardar fotos, vídeos e ficheiros Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Também pode aceder aos ficheiros num computador, o que faz com que o que armazene no Skydrive esteja disponível onde quer que esteja, sendo possível aceder a estes dados num equipamento móvel, ou não!

O layout do homescreen foi pensado para agradar à maioria dos utilizadores, estando as Live Tiles mais importantes localizados no topo do ecrã. No entanto, se quiser pode reorganizá-lo da forma que mais lhe agradar e convier. Por exemplo, se quiser pode colocar o Tile das fotografias no topo do smartphone e assim poderá ver as fotos que tirou em slideshow, diretamente no seu homescreen.

Para mover Tiles, encontre aquele que quer, pressione e espere um pouco. Depois arraste o Tile para onde o quer ter e toque com o dedo noutra zona do ecrã.

Há já algum tempo que os telemóveis se tornaram no centro das nossas vidas. Neles armazenamos fotos, vídeos, músicas, contactos, documentos… Perder alguma destas coisas poderá ser dramático! Com um Lumia é muito simples evitar que tal aconteça. Para começar, há que fazer o download do Zune no seu PC e instalá-lo. Nesta fase, é importante ter uma ligação à Internet ativa, de preferência através de Wi-Fi.

Depois do Zune estar instalado no PC precisa de ligar o Lumia ao Zune através do seu cabo USB. Só precisa de realizar esta tarefa uma vez, para que o Zune se ligue ao seu Lumia. Depois disto, tudo é feito via wireless. De seguida, poderá ver as opções mostradas pelo Zune no topo direito do ecrã.

Na secção “Phone” encontrará a opção “Wireless sync” e, uma vez que o Zune está ligado ao seu equipamento móvel e este está ligado a um ponto Wi-Fi, o equipamento identifica qual o ponto de acesso que está a estabelecer a ligação e pede-lhe para confirmar.

Se estiver correto selecione “Setup wireless sync”, se não estiver, escolha a opção “Refresh” para voltar a procurar. Depois destes passos ser-lhe-á perguntado a que rede Wi-Fi o seu Lumia está ligado, de modo a ter a certeza de que o seu smartphone e PC estão ligados ao mesmo ponto de acesso e de modo a evitar que ocorram erros. Depois, selecione “next” e já está. Será ainda avisado de que para que a sincronização prossiga, o seu Lumia terá de estar ligado e conectado ao ponto de acesso estabelecido pelo menos 10 minutos.

Se fizer a sincronização regularmente, tem a garantia de que terá um backup de todo o conteúdo do seu Lumia e, deste modo, evitar perdas que lhe podem causar dores de cabeça.

« página anterior     pág. 2/2     página seguinte »

 

Artigos relacionados:
Exit mobile version