Pplware

Nokia Live View – Realidade aumentada para Symbian

Apesar de sabermos que mais cedo ou mais tarde a Nokia irá abraçar o Windows Phone 7, a realidade é que o Symbian tem um impacto importante no panorama actual das plataformas móveis.

A Nokia sabe disso, por isso continua a premiar os fieis seguidores da plataforma com novas aplicações que tiram partido de paradigmas inovadores. Mas mais que uma importante inovação a realidade aumentada terá um papel importante no futuro.


A empresa finlandesa anunciou o Live View, um navegador de realidade aumentada. É certo que já existirem outras soluções semelhantes, mas esta aplicação fornece as mesmas funcionalidades e aposta numa integração importante com o seu telemóvel Symbian.

O conceito é simples, onde quer que esteja o Live View utiliza a câmara do seu telemóvel Nokia, como uma espécie de binóculos para o mundo, e à sua volta poderá encontrar múltiplos pontos de interesse (POI). As vantagens de um serviço destes são mais que muitas, principalmente numa altura de férias esta aplicação pode se tornar um excelente guia turístico em locais completamente novos para si.

O Nokia Live View, conta com as seguintes características:

Veja o seguinte vídeo para ver a utilidade desta aplicação

Note que que esta aplicação encontra-se disponível na Nokia Beta Labs que é uma incubadora de aplicações “beta” da Nokia. É natural que não encontre alguma funcionalidade que desejasse estar disponível ou algum pequeno bug. Apesar disso no vídeo que apresentamos podemos observar que o Live View já tem algum nível de maturidade, logo serão apenas pequenas arestas que serão certamente limadas numa versão final e a Nokia depende também do seu feedback na correcção de bugs e proposta de novas funcionalidades.

São pequenos sinais como estes por parte da Nokia, que demonstram que não pretende abandonar de qualquer forma milhões de utilizadores que diariamente dependem da plataforma Symbian para realizar as suas tarefas diárias. Quer ir almoçar e quer levantar dinheiro? Aponte para o horizonte e procure uma caixa ATM.

Não sabe qual o restaurante que vai escolher?

Repita o procedimento anterior e encontre o ideal baseado nas criticas que os utilizadores deixaram. A partir daí parta à exploração do seu destino, o conceito é sempre o mesmo as possibilidades são apenas limitadas pelas suas necessidades. E o mais importante é que pode fazer isto tudo no seu dispositivo Symbian.


Homepage: Nokia Live View (requer conta nokia)

Exit mobile version