Pplware

Nokia irá lançar um Smartphone Android

A Nokia é líder mundial na venda de telemóveis. Contudo, a empresa finlandesa tem perdido espírito inovador na área dos Smartphones, área essa cada vez mais atractiva para os fabricantes de dispositivos móveis. O aumento do poder computacional móvel, devido às cada vez maiores exigências dos consumidores, levou a que a Nokia repensasse a sua plataforma tecnológica.

É com alguma surpresa para o mercado tecnológico, que chega a notícia da intenção do gigante Finlandês em iniciar o processo de desenvolvimento de um Smartphone que utilizará o sistema operativo Open Source Android.

O novo dispositivo será revelado na Nokia World Conference em Setembro, em que segundo fontes na própria empresa será uma forte aposta da empresa finlandesa para revitalizar as suas ambições no mercado de Smartphones.

Esta decisão aliás é considerada uma viragem a 180º da estratégia da empresa que tem sido uma das principais defensoras da infraestrutura tecnológica Symbian da qual é detentora.

A Nokia que a nível estatístico em cada 10 telemóveis vende 4, tem perdido quota de mercado para smartphones com conectividade à internet e mais e sofisticadas funcionalidades tais como o Apple iPhone ou o BlackBerry Storm.

A prova disto é que em 2007 a empresa registou 47% da venda global de Smartphones comparando com os 31% de vendas globais que registou no final do ano de 2008.

Actualmente não existe a confirmação que a decisão se irá reflectir numa mudança radical de tecnologia até agora usada pela empresa ou se pelo contrário apenas será uma aventura isolada de um dispositivo com Android.

O que se conseguiu apurar é que além do aumento das exigências por parte dos consumidores, esta decisão deve-se também às falsas expectativas em relação ao Symbian e à incapacidade da Nokia em conseguir suster um certo declínio desta plataforma, causado pelo abandono de alguns programadores.

A Nokia era um dos grandes fabricantes de dispositivos móveis que faltava para dar o impulso que o Android necessitava para se assumir no futuro como uma plataforma capaz de concorrer directamente com os dispositivos baseados em Windows Mobile e iPhone OS.

Esta decisão irá consolidar o software livre na área de dispositivos móveis em que praticamente até há pouco tempo não tinha representação, nem hipóteses de concorrer com as outras plataformas proprietárias. Guardian

Actualização: A Nokia vem desmentir a notícia, alegando incompatibilidade de mercados entre o seu sistema operativo, o Symbian e o Android. No entanto, é do conhecimento geral que a Nokia envolve em grande secretismo todos os seus projectos, logo teremos de confiar nestas palavras… desconfiando e esperando pelos desenvolvimentos seguintes.

Exit mobile version