Pplware

Nokia Here Maps retirado da App Store da Apple

A ferramenta de mapas disponibilizada pela Nokia foi lançada com pompa e circunstância há pouco mais de um ano, sendo na altura considerada uma excelente alternativa ao serviço de mapas que a Apple tinha acabado de lançar e que estava envolto em polémica.

Mas esta aplicação e o serviço correspondente acabaram por parar de ser desenvolvidos no sistema operativo da Apple e agora a Nokia resolveu retirar a sua aplicação da App Store.

Esta decisão foi descoberta pelo jornal Indiano, The Indian Express, onde a Nokia explicou de forma resumida as razões que levaram a que a aplicação fosse retirada da loja da Apple.

Segundo informações da própria Nokia, a sua aplicação de mapas estava a ser prejudicada por comportamentos estranhos que o iOS 7 estava a introduzir, o que levava a que o seu desempenho não fosse o desejado e prejudicando a experiência de utilização.

We have made the decision to remove our Here Maps app from the Apple App Store because recent changes to iOS 7 harm the user experience. iPhone users can continue to use the mobile web version of Here Maps under m.here.com, offering them core location needs, such as search, routing, orientation, transit information and more, all completely free of charge.

Apesar destas razões apresentadas, a tinha parado de desenvolver a sua aplicação de mapas para o iOS, tendo dado apenas foco principal aos desenvolvimentos na versão para Windows Phone.

A versão para iOS poucos desenvolvimentos teve depois do seu lançamento e era uma aplicação que tinha vários bugs que nunca foram corrigidos.

Para além da versão para iOS, este serviço tem disponíveis um SDK que os OEM’s de Android podem usar e as versões para Windows Phone e para outros SO’s da Nokia. A versão para Firefox OS está pronta a ser usada e existe já bases para uma oferta para Tizen.

O serviço de Mapas foi um dos activos que a Nokia manteve na sua carteira aquando da venda que fez à Microsoft. Apesar de ter uma licença de 10 anos para utilização por parte da Microsoft, a Nokia conservou este serviço dentro dos seus activos.

Eram utilizadores deste serviço/aplicação ou mantiveram-se fieis a outras ofertas?


Homepage: Here Maps

Exit mobile version