Pplware

NodeMCU: Vamos aprender como acender o LED

Ao longo dos últimos dias temos vindo a dar destaque à placa de desenvolvimento NodeMCU ESP-12E. Esta é uma placa de pequena dimensão, que se tem já incorporado um chip Wi-Fi com suporte para as normas 802.11 b/g/n.

Hoje vamos mostrar como podem activar/desativar, via programação, o LED que vem integrado.


Para programarmos esta placa vamos usar o Arduino IDE. Após a instalação, abrimos o IDE e iremos ter uma interface parecida a esta.

Detalhe da interface

Como controlar o LED do NodeMCU?

Uma das coisas boas de usar o ArduinoIDE é o facto de existirem vários exemplos prontos a funcionar. Por exemplo, para controlar o LED vamos carregar o programa Blink na placa de desenvovolvimento. Para isso basta ir a Ficheiro > Exemplo > ESP8266 e escolher Blink.

A estrutura de programação do NodeMCU é constituída por duas funções principais: “setup” e “loop”. No setup iremos dar indicações ao NodeMCU de onde estão ligados os componentes (esta parte é executada apenas uma vez). No loop iremos escrever as instruções.

Uma característica importante, é que as funções escritas no loop irão estar em ciclo constante, ou seja, o loop quando acabar, volta a reiniciar, infinitamente.

Código para piscar o LED azul a cada segundo

void setup() {
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); // Inicializa o LED_BUILTIN pin como output (saída)
}

void loop() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // Liga o LED
delay(1000); // Espera um segundo
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // Desliga o LED
delay(2000); // Espera dois segundos
}

Agora compilem o código e enviem para a board NodeMCU. Irão ver o LED a azul a piscar de acordo com a programação que definiram.

Exit mobile version