Pplware

Nexus One apresentado ao público

Tal como previamente anunciámos, foi hoje a conferencia sobre a plataforma Android e o futuro da mesma. E nela foi apresentado o já tão falado Nexus One e ficámos a saber tudo sobre ele.

O Google esforçou-se bastante neste Nexus que é uma grande aposta da empresa. Vai ser comercializado de uma forma inovadora e as primeiras unidades vão ser enviadas ainda hoje.

Já passou um ano desde que o primeiro dispositivo Android foi apresentado. Este ano vieram para o mundo 20 dispositivos Androids em 49 países. Mas é preciso algo novo, e neste sentido foi lançado o Nexus One. Começamos pelas especificações.

Especificações

Todas as especificações

Android 2.1

Ao que parece, a versão 2.0 foi uma beta da 2.1, que surge primeiramente neste dispositivo, mas que vai ser disponibilizada para os fabricantes em poucos dias. Está muito bem aprimorado, com muito eye-candy, algo que toda a gente dizia que faltava no Android.

Tem uma aplicação de meteorologia excelente. Cinco home-screens (mais dois do que na antiga versão). Podemos usar a nossa voz em todos os campos do telemóvel, e podemos também utilizar “Live Wallpapers”. Estes Wallpapers estão bastante bem conseguidos pois são interactivos. Também a galeria de imagens está totalmente de cara lavada e reage com o acelerómetro.

Onde comprar e quais os custos

Para comprar é simples, basta aceder à  nova loja Google (http://www.google.com/phone/). Se foram a correr ao site a desilusão deve ter sido enorme. Pois, infelizmente, o Nexus One ainda só está disponível nos Estados Unidos, Hong Kong, Singapura e no Reino Unido.

O Nexus One pode ser comprado de duas maneiras:

Também vão estar disponíveis a Verizon nos Estados Unidos e a Vodafone na Europa, mas somente para a primavera de 2010.

Opinião

Pelo que posso observar, é o Android a comprar. Não é um bom upgrade para quem já tem um Htc Hero ou Motorola Droid, mas para quem quer exprimentar Android e ainda não sabe qual o melhor dispositivo, só pode ser o Nexus One.

Tem falhas, como a falta de multitouch, pois devido às patentes da Apple, não se pode introduzir nas aplicações principais.

Como já tive oportunidade de referir, esta plataforma tem evoluído a um ritmo espantoso, e é muito bom ver uma plataforma Open Source para telemóveis (a primeira penso eu) a ter um enorme sucesso e cada vez mais interessados.

Vamos apenas esperar que nos chegue um às mãos para ter a oportunidade de testar e dar uma opinião mais concreta sobre o primeiro Google Phone.


Homepage: Nexus One, Google Blog, Nexus One Twitter

Exit mobile version