Os centros de dados da Google são uma das mais bem guardadas infra estruturas no mundo da informática. Poucas pessoas conseguem ter acesso ao seu interior e ainda menos conseguem ver o que por lá se passa.
São os locais onde estão guardadas e são processadas todas as informações vitais dos utilizadores e onde os servidores onde assentam serviços da Google são mantidos.
Mas estes locais secretos foram agora abertos ao mundo de forma virtual, passando a podermos visitá-los através do Street View.
As razões deste secretismo prendem-se com a necessidade de segurança e de privacidade dos dados que estão alojados nesses locais.
Poucas pessoas entraram nos data centers da Google e por uma boa razão: a nossa principal prioridade é a privacidade e a segurança da informação e temos percorrido um longo caminho para a proteger, mantendo estes locais debaixo de um olhar apertado.
Ao mesmo tempo que temos partilhado as nossas melhores práticas e design, e vindo a publicar, desde 2008, informação sobre a sua eficiência, apenas um pequeno grupo de colaboradores tem acesso ao próprio piso dos servidores.
A partir de hoje, qualquer um de vós pode ver o interior dos nossos data centers e realizar uma visita virtual sem comprometer a segurança do local.
Com a novidade agora apresentada pela Google podemos visitar, virtualmente, todos esses locais que consideramos zonas interditas e inacessíveis.
É possível visitar o data center de em Lenoir, na Carolina do Norte, e ver de forma minuciosa esse local. Mas a Google não se limitou a dar acesso ao interior do data center e permite que os visitantes percorram a totalidade das instalações.
Caminhe pela porta de entrada principal, suba as escadas, vire à direita junto à mesa de ping-pong e desça ao piso do data center. Ou então, dê uma volta pelos exteriores das instalações e veja as nossas infra-estruturas de refrigeração eficientes energeticamente. Poderão ainda assistir a um vídeo com uma visita guiada sobre o que se está a ver no Street View e sobre o equipamento.
Se não pretenderem perder esse tempo a visitar cada detalhe desse local, podem ver no vídeo abaixo uma apresentação rápida do que estão a perder. É uma visita que se recomenda a todos e não apenas àqueles que trabalham nesta área.
Vejam as boas práticas que a Google aplica nestes data centers e vejam a forma arrumada e harmoniosa como estes locais funcionam.
Para além desta nova funcionalidade do Street View, a Google disponibiliza ainda o website Where the Internet lives onde podem, através das fotografias de Connie Zhou, ver, pela primeira vez, a tecnologia, as pessoas e os locais que permitem manter a Google a funcionar.
O véu de secretismo que envolvia estes locais foi agora levantado e mostra, com algum grau de detalhe, como funciona a Google por dentro.
É uma visita que se recomenda e que todos devem fazer, ainda que de forma virtual e à distancia!