Pplware

MyTobii – A Inovação só com o olhar

Felizmente, as tecnologias que têm como objectivo facilitar a vida daqueles que mais necessitam e que têm algumas limitações, são cada vez mais e mais inovadores e evoluídas.

Hoje falo-vos do MyTobii, que é um sistema de acesso e controlo do computador, simplesmente com o olhar. Esta tecnologia detecta, com rigor, para onde o seu utilizador está a olhar, fazendo as suas execuções através do movimento dos olhos.

Esta tecnologia foi desenvolvida especialmente para pessoas com paralisia cerebral, lesões cerebrais, esclerose lateral amiotrófica, ou outra disfunção neuromotora grave, por terem dificuldades na comunicação e limitação de movimentos. Deste modo, estes utilizadores poderão, apenas ao olhar para o ecrã, comunicar com os outros, por exemplo. Para isso contam com a ajuda de software existente no mercado como programas GRID ou Speaking Dinamically. Também os “teclados no ecrã” permitem, através desta especifica interface, aceder a outros programas do Windows.

Assim, quem utiliza o MyTobii consegue controlar o GRID, sem interagir fisicamente com o equipamento, mas movimentando apenas os olhos. Este movimento irá substituir dispositivos de acesso como o Rato, Teclado, Joysticks, etc.., permitindo a esta população ter inteiro controlo ao computador, apesar das suas limitações.

Esta tecnologia permite que, quem a utiliza e quando a utiliza, possa ter total liberdade na movimentação da cabeça, o que é uma vantagem sobre outros sistemas do género que requerem a utilização do rato, entre outros e não promovem tanta facilidade.

Características do MyTobii:

O MyTobii é uma tecnologia com elevada precisão na captura do movimento dos olhos, e essa captura é feita ao olhar de quase todas as pessoas, tendo uma boa tolerância àqueles movimentos de cabeça que nos são involuntários.

Ainda traz consigo o Manual de Utilizador que explicita ao pormenor, que é, para que serve e como se utiliza esta inovadora tecnologia.

Artigos relacionados:

Mais informações: aqui.

Exit mobile version