Em tempos de guerra, quase todos os dias ouvimos falar em armamento, em especial, em mísseis. Nesta guerra entre a Rússia e a Ucrânia temos conhecido diversa tecnologia de ponta, mas os EUA revelaram algo inovador… um míssil que se transforma no ar.
Mutant: O míssil projetado para derrubar mísseis hipersónicos
Chama-se Mutant (Missile Utility Transformation via Articulated Nose Technology) e é a mais recente inovação, na área do armamento, dos EUA. A novidade foi anunciada pelo Laboratório de Investigação da Força Aérea (AFRL), que é nada mais nada menos que o principal centro de investigação e desenvolvimento científico do órgão norte-americano.
Este míssil destaca-se de outros pelo facto de ter tecnologia baseada num sistema de atuação do controlo de articulação (ACAS).
Este tipo de míssil pode ser lançado de um jato e tem uma cabeça articulada que pode ajustar a direção e atingir os alvos de uma forma mais eficaz. Alguns dos vídeos já partilhados mostram que este míssil é semelhante a um nariz de cone agregado a uma “mola Slinky“.
Segundo o AFRL, este míssil teve como inspiração um conceito idealizado nos anos 50. No entanto, com os desenvolvimentos e tecnologia atuais tem sido mais simples o seu desenvolvimento.
Este tipo de mísseis que se torcem e se transformam em pleno ar surgem como uma possível resposta dos EUA à nova geração de mísseis hipersónicos, considerados “invencíveis” que estão a ser desenvolvidos por países como a Rússia e a China.