Grande parte da história e do poder de um País e de um povo está localizado nos seus museus e monumentos.
Sendo edifícios de grande valor histórico, estes hinos ao ADN dos povos são muitas vezes abandonados à sua sorte pelos Governos que não os financiam ou quando o fazem, de forma deficitária.
No entanto, fazem parte do legado da nossa civilização e peça fundamental da nossa cultura e deveriam ser mais e melhor apoiados.
Como a maior parte de vós saberão, existem inúmeros museus em Portugal que abrangem inúmeras épocas e áreas da nossa história e, provavelmente uma pequena parte de vós conhecerá, muitos deles apresentam uma agenda própria de eventos e iniciativas educativas.
Realmente a divulgação desses mesmos eventos e agendas é um dos pontos mais fracos de todo o nosso sistema cultural e é precisamente nesse sentido que foi lançado recentemente uma App que visa colmatar essa lacuna, Serviço Educativo.
Lançado pela IT People Consulting a App Serviço Educativo tenta assim trazer aos Museus e, em particular, aos seus apreciadores, a possibilidade de terem a informação mais actualizada sobre os seus principais eventos educativos.
Esta aplicação é gratuita e permite a consulta de informação e a reserva de diferentes tipos de serviços educativos e actividades em museus, teatros, centros culturais, centros artísticos ou jardins a partir de um tablet ou smartphone. A app para iOS chega até ao final do ano.
Segundo os responsáveis pelo projecto, esta app mobile permite centralizar e disponibilizar informações dos locais, eventos e horários dos serviços educativos perto do local onde o utilizador se encontra. Assim, os utilizadores têm acesso a uma «informação mais precisa, detalhada e actual» da oferta cultural no País.
A app baseia-se num sistema de georreferenciação, que indica aos utilizadores a localização dos serviços educativos que se encontram disponíveis perto da nossa área, em Portugal Continental e Arquipélagos dos Açores e Madeira.
«Esta aplicação é uma ferramenta simples, mas extremamente útil que em segundos faz uma visita guiada aos principais pontos culturais da zona, sem que as pessoas tenham de se dirigir a qualquer lado para pedirem informações. Tudo é feito através do telemóvel», explica Eduardo Vieitas, CEO da IT People.
Além da app gratuita para Android e Windows Phone, este serviço poderá também ser encontrado on-line, em www.servicoeducativo.pt, mas só durante o último trimestre de 2013. No mesmo período deverá ainda ser lançada a app para iOS.
Esta App é direccionada essencialmente para professores, alunos, pais ou interessados por eventos culturais. Os serviços de pesquisa por georreferenciação, de reservas ou apenas consulta já estão integrados na versão disponibilizada gratuitamente .