Estava eu a navegar, quando fui à página da Mula da Cooperativa, que considerava muito boa, e qual não foi o meu espanto quando me deparo com este comunicado:
Caros utilizadores:
Há alguns anos surgiu aquela que se viria a tornar naquela que é hoje, sem sombra de dúvida, a maior comunidade P2P de Portugal. Com a missão de ser um “lar” para todos os que se movimentam no mundo do P2P, particularmente do emule, o Max[PT] sempre procurou acompanhar a evolução do mundo P2P, proporcionando aos seus utilizadores tudo o que se pretende numa comunidade deste género.
Nos primórdios éramos todos jovens despreocupados, tendo como único objectivo sedimentar aquilo que viria a ser esta gigantesca comunidade emule. Nunca tivemos que nos preocupar com nada mais do que com a natural evolução que era preciso impôr aos nossos sites/foruns.
Muito mudou em todos estes anos. Se por outro lado a juventude é cada vez menos, outras preocupações surgem na nossa vida, que ora nos impedem de dedicar a este projecto toda a atenção de que ele necessita, ora nos fazem pensar que um projecto como este, que no fundo não devia ser mais do que um inofensivo passatempo, na conjuntura actual e, segundo o entendimento de alguns, nos pode trazer consequências, se não graves, pelo menos incómodas para as nossas vidas, presentes e futuras.
Sempre foi também nosso estandarte nunca auferir um único cêntimo que fosse deste projecto, mostra de total ausência de qualquer interesse material na sua existência já que, como dissemos, isto não é mais do que um passatempo e, ainda assim, uma grande comunidade.
Os recentes acontecimentos com outros sites P2P, ainda que se tratem de sites a funcionar em moldes claramente diferentes do nosso, fizeram-nos despertar para uma realidade à qual, a bem das nossas vidas pessoais, não nos interessa estar sujeitos. E pese embora o facto de todos estarmos conscientes de que este nosso projecto nada tem de sancionável, não estamos dispostos a sujeitarmo-nos a algo semelhante ao que sucedeu recentemente.
Assim, decidiu a “administração” do forum Max[PT], fazer chegar ao fim este projecto que, a nosso ver já deu muito a esta comunidade e relativamente ao qual chega a hora de dar lugar ao sangue novo. Gente nova, disposta a lutar pelo emule e pelo P2P. E que, nos seus próprios projectos, seja capaz de agregar os internautas do P2P como nós fomos e de sedimentar comunidades, se não maiores, pelo menos tão grandes como a nossa.
Saímos de cena com a salvaguarda de que a comunidade não cai no vazio, muito pelo contrário. Existem já, para cima de dez, não bandidos, mas sites/fóruns generalistas e temáticos para os quais sugerimos a consulta do índice: http://weblinks.no.sapo.pt/sites-ed2k-links.html, nos quais certamente todos os utilizadores do Max[PT] se saberão integrar, de acordo com o seu gosto pessoal ou área temática de interesse.
Por fim, uma palavra muito especial de agradecimento, aos nossos Moderadores e Posters Autorizados, sem os quais nada disto teria existido, e ainda, a todos os nossos utilizadores, alma do nosso forum, no fundo, todos aqueles para quem era dirigido o nosso trabalho.
Um grande bem-haja a todos,
Bons Pastos ! Enquanto houver partilha, o espírito da comunidade Max[PT] estará sempre presente!
Pronto, mais uma boa página fechou! E, como esta, quantas mais. Ao que parece o sensacionalismo da ASAE, e dos nossos media, está a sortir efeitos.
Cumprimentos,
Enlil