…a solução para a frustração é adquirir um Surface ou um Surface Pro, pois estes têm teclado e, mais importante, têm uma suite Office.
Desde que deixou a presidência da Microsoft, Bill Gates, co-fundador da Microsoft e “pai” do Windows, raramente veio a publico falar da Microsoft e/ou apresentar algum equipamento da empresa. Gates é um dos mais ricos do mundo e nos últimos anos tem dedicado parte do seu tempo a projectos filantrópicos (que visam ajudar o ser humano) através da fundação Bill & Melinda que ele próprio criou.
Atendo a toda este mudança dos mercados e preferência dos consumidores por equipamentos da Apple e com Android, Gates referiu recentemente em entrevista a CNBC que há muitos utilizadores com iPad são frustrados.
Numa entrevista à CNBC (entrevista pode ser vista aqui), o co-fundador e ex.CEO da Microsoft referiu que a linha entre tablets e computadores está a esbater-se!
Para Gates, o Windows 8 está a tentar ganhar quota de mercado, mercado esse que é claramente dominado pelo iPad. Mas, para Gates, grande parte dos utilizadores que possuem iPad estão frustrados. Eles não podem escrever…não podem criar documentos. Então a Microsoft está a oferecer um produto com benefícios óbvios, que garante uma transição suave do PC para o tablet.
With Windows 8, Microsoft is trying to gain market share in what has been dominated by the iPad-type device. But a lot of those users are frustrated. They can’t type. They can’t create documents,” said Gates. “So we’re providing them something with the benefits they’ve seen that has made that a big category, but without giving up what they expect in a PC.
Gates referiu ainda que se o utilizador tem um Surface or Surface Pro, então tem a mobilidade de um tablet mas tem também o teclado físico que é fundamental.
If you have Surface or Surface Pro, you have the portability of the tablet, but the richness of terms of the keyboard, Microsoft Office of the PC.
Todos sabemos que os utilizadores Android e Apple têm esperança que a suite Office fique disponível para as suas plataformas. Mas parece-nos que a ser assim, a Microsoft perderia um trunfo fundamental no meio desta concorrência cada vez mais forte.
A NPD, empresa especialista em estudos de mercado, referiu que só este ano o mercado dos tablets irá crescer cerca de 67% (o que corresponde a cerca de 257 milhões de unidade vendidas) e com tendência a aumentar significativamente até 2017 (com previsões que apontam para as 580 milhões de unidades vendidas). Com estes números, o mercado tecnológico está definido e a Microsoft não pode claramente perder este segmento. Para tal, a Microsoft terá de arranjar uma nova estratégia/novo produto para abandonar os últimos lugares do ranking deste segmento. É verdade que o Surface é um equipamento fabuloso …mas também é verdade, tendo em conta os números divulgados recentemente, que as vendas ficaram muito aquém das expectativas.
Na vossa opinião, qual deverá ser a estratégia da Microsoft para sobreviver neste mundo cada vez mais dominado pela Google e Apple?