A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno).
Esta madrugada não se esqueça de mudar a hora (se for necessário).
É já esta madrugada de domingo que muda a hora em Portugal Continental e na Madeira. Quando forem duas horas da madrugada, deve atrasar os relógios 60 minutos, para a 1h00.
A hora legal dos Açores coincide com o tempo universal coordenado (UTC) diminuído de sessenta minutos no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (período da hora de inverno).
Depois só a 29 de março de 2020 é que a hora volta a mudar. De acordo com a decisão da Comissão Europeia este sistema vai manter-se por mais dois anos. No entanto, em outubro de 2021, Portugal vai decidir se quer ter a hora legal pelo meridiano de Greenwich. Se avançar com essa decisão, no último domingo de outubro de 2021 será necessário atrasar uma hora. Se Portugal optar pela UTC +1 (Hora da Europa Central) não há qualquer mudança da hora.
A União Europeia lançou um inquérito online para saber qual o regime que preferiam. Houve cerca de 4,6 milhões de respostas (de entre os mais de 500 milhões de habitantes na UE) e 84% dos inquiridos disseram estar a favor de manter sempre o mesmo horário. Só 0,33% dos portugueses votaram e, desses, a grande maioria (79%) disse estar a favor de manter o horário de Verão para sempre.
Esta mudança de hora existe há mais de 100 anos. Começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia. Portugal já testou acabar com a mudança de hora? No início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas tudo voltou ao mesmo.