O mercado móvel está nitidamente ao rubro. A Apple em cada trimestre soma e segue com lucros colossais no mercado de tablets e smartphones. A Google por seu lado está muito forte ao encaixar elevadas receitas de publicidade provenientes do Android. Mas infelizmente a promessa de um sistema operativo Web como o Chrome OS adequado à mobilidade desvaneceu-se com a elevada popularidade do Android. Mas nem tudo está perdido já que a Mozilla prepara-se para colmatar essa lacuna no mercado móvel.
A criadora do popular browser Open Source Firefox, anunciou que criou uma equipa que se irá debruçar no desenvolvimento de um sistema operativo web para dispositivos móveis como os Tablets e Smartphones. O conceito de um sistema operativo web necessita contudo, de uma plataforma estável e leve por baixo. Como é de conhecimento de todos a Google utilizou no Chrome OS, uma base de Linux com uma componente gráfica lightweight, que é capaz de lançar o browser (único componente deste tipo de sistemas). A Mozilla por outro lado irá aproveitar a sinergia de popularidade do Android e utilizar alguns dos seus componentes por baixo do novo sistema operativo que se propões construir.
A Mozilla pretende desenvolver todo o código de forma totalmente aberta e disponibilizá-lo, à medida que for escrito, à comunidade open source. Este modelo contrasta um pouco com o adoptado pela Google de desenvolver o Android num ambiente fechado no início e apenas disponibilizar o código quando anuncia uma nova versão.
O novo sistema operativo não tem para já um nome conhecido, tendo o projecto sido designado por “Boot To Gecko”. A julgar pelo nome, a Mozilla pretende juntar à base do Android, a flexibilidade do seu motor de gecko como base para renderização das Web Apps. A equipa responsável do projecto admite que este ainda está na sua infância, contudo já conseguiu desenvolver os módulos base e software necessário para conseguir executar o novo sistema operativo.
Certamente lembra-se da mockup anterior do projecto Chromium OS. Parece-nos claro que devido ao desenvolvimento do Android Honeycomb, este conceito da autoria do projecto Chromium OS não irá passar de um desenho. Contudo esta nova iniciativa da Mozilla pode colmatar esta lacuna. De facto, a criadora do Firefox aproveita inteligentemente o nível de maturidade importante que o Android atingiu e utiliza a sua base para ser mais fácil colocar a correr o seu novo projecto em qualquer dispositivo que seja compatível com este último.
Este projecto é ambicioso, mas não será fácil uma afirmação clara num mercado já bem populado embora possa satisfazer alguns nichos de mercado. Mas será um esforço que levanta elevadas expectativas, já que se existe alguém com os recursos para criar um sistema inovador além dos três grandes (Apple, Google e Microsoft), é com certeza a Mozilla.