A Mozilla, para além de tudo o que tem feito com o seu browser, continua a desenvolver novas tecnologias que pretendem revolucionar a Internet e tudo o que se relaciona com elas. Através do seu projecto Mozilla Labs tem trazido aos utilizadores muitas novas ideias e tecnologias que são já hoje usadas por todos.
Na continuação desses desenvolvimentos foram agora apresentadas duas novidades que certamente vão dar que falar e vão ser extremamente úteis. São as Web Activities e as App Discovery, sendo que cada uma é dirigida a uma vertente específica.
As duas novas tecnologias vão permitir que os browsers interajam melhor com os conteúdos que recebem da Internet e com os sites que visitam. São uma montra de novas tecnologias que de certo vão estar em breve nos nossos browsers e vão ser usadas diariamente por todos.
Web Activities
Esta experiência mostra a necessidade que as diferentes aplicações web estejam a comunicar entre si e que partilhem conteúdos que recebam da Internet ou que gerem localmente.
Com a implementação desta tecnologia passa a ser possível que uma imagem que uma WebApp gera seja encaminhada para outra que, por exemplo, permita o alojamento de imagens na Internet.
Com a disponibilização desta tecnologia evitamos que tenhamos de estar a colocar os conteúdos no nosso PC e estarmos nós a fazer a ponte entre as diferentes aplicações.
Segundo a informação que o blog da Mozilla Labs disponibilizou, a Mozilla está a trabalhar em estreita colaboração com a Google para que estas funcionalidades estejam também presentes no Google Chrome.
App Discovery
A tecnologia App Discovery irá permitir que todos os que têm Web Apps disponíveis para os serviços dos seus sites as possam anunciar directamente no site e que os browsers detectem essas Apps e proponham a sua instalação.
Com a introdução da App Discovery evita-se que a descoberta das Apps dos diferentes sites seja feita nas Stores de cada browser. Ao aceder aos sites, os utilizadores são alertados para a disponibilização dessas Apps através de alertas do browsers e podem decidir se as pretendem instalar.
Se pretenderem testar qualquer uma das duas tecnologias devem aceder ao artigo em que estas foram apresentadas no blog da Mozilla Apps e estão aí instruções detalhadas sobre como o fazer. Basta que acedam ao link que fornecemos abaixo.
Com estas experiências que a Mozilla introduz, vamos vendo para que sentido estão a ser feito os desenvolvimentos que vão atingir a Internet em muito pouco tempo. É, como referimos antes, uma montra tecnológica que nos permite vislumbrar um pouco o que o futuro nos reserva.