Já vimos que a Microsoft, não anda a poupar esforços e recursos financeiros para ganhar uma quota preciosa de mercado na web. Recentemente a subsidiária da empresa de Redmond na Austrália, iniciou um serviço livre de caça ao tesouro onde oferecia 10.000 dólares. Parecia ser finalmente uma manobra de marketing bem feita.
Mas digam qual era o browser que se tinha de usar?
Claro que tinha de ser o IE (ou então a extensão IE Tab no Firefox 😉 ). Até agora tudo bem e a ideia até me parece bastante inteligente, mas a Microsoft continua a não encontrar o método ideal para que a mensagem seja passada de uma forma correcta.
Eu penso mesmo que os responsáveis da empresa norte americana precisam de renovar a sua equipa de marketing (fica a sugestão).
Passo a explicar: imagine que por mais que estivesse entusiasmado em participar nesta boa ideia da Microsoft e embarcasse na caça ao tesouro no site TenGrandIsBuriedHere.com, como iria reagir se não usasse o IE e visse seguinte imagem?
Não sei se os nossos caros leitores repararam da simpática mensagem “Mas nunca vai conseguir encontrá-lo (ao tesouro) com esse browser. Portanto livre-se dele ou desapareça daqui”. Claro que surgiram algumas críticas a esta iniciativa ao longo da Internet e tom hostil com os utilizadores.
Para quem começa a ver seriamente ameaçada a sua posição no mercado de browsers, penso que não é propriamente a forma mais correcta de se dirigir a potenciais novos utilizadores do IE. E, por outro lado, não seria interessante abrir a iniciativa a outros browsers e bombardear o site com banners do IE ou dar uma compensação aos utilizadores que usassem IE? Mas quem sou eu para opinar sobre marketing ? 😉
O principal rival da Microsoft no mercado de browsers, a Mozilla, aproveitou a situação. E não o poderia ter feito de uma forma mais bem pensada e brilhante. Aliás os tiros consecutivos no pé que a empresa de Redmond anda a dar, torna obviamente a vida mais facilitada aos seus rivais directos.
Recordo que a Mozilla com muitos menos recursos que a Microsoft ao longo do tempo tem tido ideias ao nível de Marketing bem mais originais e eficazes para promover o seu browser.
O caro leitor não se lembra que a Mozilla conseguiu de uma forma engenhosa orquestrar uma campanha de marketing (com um estrondoso sucesso diga-se) em que ideia era (e foi atingida) bater um recorde mundial do Guinness e promover o seu browser?
Mas em concreto a resposta da Mozilla foi através da sua própria versão de caça ao tesouro no site TenGrandIsBuriedThere.com. O site consiste numa estrutura simples usando o Google Map. Basicamente o que o utilizador tem de fazer é sempre realizar “zoom in” ao mapa, nós mostramos o resultado da caça ao tesouro da Mozilla por si.
Estamos perante duas campanhas de marketing, uma com um tom agressivo e despropositado para o publico alvo da campanha (os utilizadores que não usam IE), a outra campanha bastante inteligente (e certamente com menos recursos gastos) da Mozilla que não é hostil com nenhum dos utilizadores dos browsers concorrentes e com esta campanha dá uma verdadeira bofetada de luva branca à Microsoft.
Parece-me que a imagem de alguma forma degradada ao longo dos últimos anos por parte da multinacional de Redmond, justificavam uma nova atitude não tão agressiva e mais humilde, num mercado que a curto / médio prazo poderá ser dominado pelo Firefox.
Estará aqui patente um certo nervosismo por parte da Microsoft devido ao processo em curso na UE e ao facto de cada dia que passa perder quota no mercado de browsers? Deixamos as respostas para os nossos leitores. TechCrunch