Pplware

Mozilla lançou o Firefox 14

O surgimento de novas versões do Firefox começa a ser uma constante. Fieis aos seus ciclos de desenvolvimento, a equipa da Mozilla que trata da das novidades e da sua manutenção tem seguido à risca as datas anunciadas, tendo inclusive antecipado algumas versões.

Esta cadência de lançamentos tem trazido novas versões, sempre com novidades associadas. A mais recente disponibilização foi a versão 14, que foi ontem colocada para download ou actualização.

A grande novidade que a versão 14 do Firefox traz para os seus utilizadores está relacionada com a segurança das nossas pesquisas no motor de busca da Google.

A partir desta versão, todas as pesquisas feitas na Google vão usar o protocolo HTTPS, de forma nativa, sem que os utilizadores tenham de se preocupar em escolher este método.

Para já este é o único motor de pesquisa que suporta esta funcionalidade, mas a Mozilla espera alargar a outros que o disponibilizem.

A somar a esta novidade está outra que será útil para os utilizadores do Mac OS X. A versão 14 do Firefox passa a suportar o modo full screen. Fica assim optimizada a utilização do ecrã do Mac para as navegações, visualizações de vídeos ou outros conteúdos que façam melhor utilização deste modo.

Para aumentar a segurança da utilizações deste browser, a Mozilla alterou a forma como identifica os métodos de acesso aos sites, melhorando a informação visual dada aos utilizadores.

Os acessos via HTTP passam a ter um simples globo, os que implementam HTTPS e encriptação SSL um cadeado e o texto https no endereço e os que usam certificados EV (Extended Validation) passam a apresentar um cadeado verde e o nome do dono do site.

Os plugins do Firefox sofreram também uma pequena alteração nesta versão 14 e podem agora ser lançados apenas quando clicarem neles. Este funcionalidade requer uma alteração mínima do about:config.

Para terminar as alterações visíveis falta apenas referir que a Awesome Bar, a barra de endereço do Firefox, já efectua o auto-complete dos endereços escritos.

Os programadores de extensões do Firefox passam agora a poder usar novas API’s. A que permite usar o rato de forma mais precisa e interagir com o browser com base nos seus movimentos, de nome Pointer Lock, está disponível, bem como outra que permite que bloqueiem o hibernar do monitor.

Foram resolvidos outros bugs que afectavam a versão anterior do Firefox, não apenas de segurança, mas também relacionados com problemas baseados nos diversos sistemas operativos onde o Firefox pode ser usado.

Esta actualização, a 14.0.1, está já disponível para actualização através do próprio Firefox ou através da página do Firefox.


Download: Firefox 14.0.1
Homepage: Firefox

Exit mobile version