O ritmo de desenvolvimento do Firefox não abranda. As datas de lançamento das novas versões estáveis são respeitadas e com a periodicidade definida estão disponíveis as actualizações.
Cumprindo essa regra a Mozilla acabou por lançar hoje a sua mais recente versão do Firefox. A versão 26 está já disponível para todos, bastando que procurem a actualização.
Esta nova versão continua a trazer a terreiro os desenvolvimentos que a Mozilla tem estado a aplicar nas versões de testes. Estas novidades foram maturadas e testadas até estarem capazes de atingir a utilização no dia-a-dia.
Como vem sendo normal a Mozilla não se limita a apresentar a actualização do seu browser no Desktop, tornado também a versão do Android disponível com as suas novidades.
Estas duas versões representam o que de mais recente e mais avançado existe no campo do seu browser.
Desktop
A versão desktop do Firefox 26 tem algumas novidades interessantes para todos os utilizadores, estando mais centrada nos termos da segurança.
O utilizadores vão notar agora a funcionalidade Click to Play nos conteúdos Java. Esta alteração irá obrigar que os utilizadores tenham de clicar nos conteúdos Java para que estes comecem a ser reproduzidos. Era uma opção facultativa e agora passou a ser obrigatória.
Os planos da Mozilla era alargarem esta funcionalidade a todos os plugins, mas para já apenas o Java foi alvo desta obrigação.
Para além desta novidade também os utilizadores do Windows vão notar uma diferença. Passa a ser possível fazer a actualização do Firefox sem a necessidade do utilizador ter permissões de escrita na pasta de instalação deste browser (requer o Mozilla Maintenance Service).
Todos os que se queixavam da falta de atenção nas versões para Linux podem ver na versão 26 outra novidade. Passou a existir suporte para H.264 neste sistema operativo, caso os plug-ins gstreamer necessários estejam instalados.
Existem outras novidades, que podem ser consultadas directamente no changelog oficial do Firefox 26.
Android
A maior alteração que a versão 26 do Firefox para Android apresenta está no seu ecrã de arranque. Este foi totalmente redesenhado e agora apresenta directamente sobre os principais sites, histórico, favoritos, lista de leitura e pesquisa.
Este foi construído sobre painéis deslizantes, que dão acesso a toda essa informação.
Para além desta novidade, esta versão apresenta ainda novos motores de pesquisa, que podem ser usados. Vão encontrar agora também o Bing e o Yahoo.
Uma novidade que ficou escondida e que não é óbvia é que a versão para Android passou a ser suportada também dispositivos com processadores Intel X86.
Apesar da nova versão estar disponível a Mozilla continuará os seus trabalhos para a próxima versão. Apenas chegará no próximo ano, mas as novidades vão surgindo.
Se ainda não foram notificados para esta actualização podem procurá-la no vosso Firefox.