A Namíbia estreou este mês as primeiras estações de telefonia móvel movidas a energia eólica. As estações foram construídas pela Motorola, que desenvolveu a tecnologia na Inglaterra antes de a levar para África. O sistema é baseado na instalação de estações de transmissores e antenas retransmissoras de sinal que recebem energia de geradores movidos a vento. Os geradores são ligados a um conjunto de ventiladores e transformam a energia mecânica em eléctrica.
De acordo com a Motorola, a tecnologia é a mais económica para levar sinal de telemóvel às regiões rurais da Namíbia. O país tem uma das maiores extensões territoriais da África e menos de dois milhões de habitantes. Em muitas regiões do país não há linhas de transmissão de energia eléctrica e usar geradores movidos a gasóleo sai mais caro que aproveitar a energia eólica.
Em alguns pontos, a Motorola vai instalar também painéis solares para captar a energia do Sol na geração de energia. A Motorola avalia que, além de não poluente, o uso de energia eólica em regiões sem fornecimento regular de energia é mais económico e racional que as fontes tradicionais de energia.